julho 11, 2016

Sabia que o Profeta Gentileza também passou por Ouro Preto em Minas Gerais?


Para que serve o Catavento?

- “O catavento é para arejar a mente da humanidade.”

Disse uma vez um profeta-poeta que caminhava pelo mundo carregando um estandarte com flores e catavento que dizia: “GENTILEZA GERA GENTILEZA”.


Dizem alguns moradores de Ouro Preto, que se lembram do Gentileza com simpatia, que adoravam ficar ao redor do Profeta, quando crianças, enquanto ele fazia suas pregações. Um dos lugares onde ele costumava ficar era perto da Escola Dom Pedro II, na Rua das Flores.

Criador do slogan “GENTILEZA GERA GETILEZA”, José Datrino (1917, Cafelândia, SP – 1996, Mirandópolis, SP) também conhecido como José Agradecido, Profeta Tropicalista e Profeta Gentileza passou algumas vezes por Ouro Preto em sua peregrinação na década de 80 e em uma dessas vezes, estudantes republicanos disseram-no para usar túnica, já que era um profeta. Desde então passou a se vestir com uma e a customizá-la assim como fazia com seus estandartes, cartola e calçados.

Em 1961 José DaTRINO que trabalhava com transportes e dirigia caminhões teve uma espécie de iluminação que o fez deixar sua vida (material) trabalho e família para trás dando início à sua jornada  espiritual, onde veio  propagar Gentileza e Amor.  Uma leitura que se dá à uma de suas ideias é de que o “capeta”, “capetalismo” simbolizava o “capitalismo” = “importância dada ao dinheiro em demasia” que gerava a indiferença  e o esquecimento de valores mais humanos, como o amor, a  gentileza, reconhecimento da importância da natureza que é gratuita.

Também em 1961 houve um grande incêndio criminoso em um circo gringo -“Gran Circus” -que se apresentava em Niterói, deixando pelo menos 500 mortos, uma catástrofe, crianças e adultos de todas as idades partiram ali. Foi o que motivou e talvez tenha impulsionado José Datrino a virar José Agradecido e se instalar naquele território. Foi para Niterói com seu caminhão e em um dia distribuiu vinho à população com o acordo de que pedissem “por gentileza” – invés de “por favor” e agradecessem  com “agradecido”- invés de “obrigado”. Com esse episódio foi levado pela polícia cujo batalhão se situava ao lado do circo que havia se tornado cinzas.

José transmutou a si mesmo e também aquela terra coberta de cinzas em um jardim gracioso onde chamou de “Paraíso Gentileza”, seu destino faria sentido se trouxesse de alguma forma o renascimento – florescimento de gentileza e amor à vida das pessoas, através de palavras esclarecidas, sua própria figura e inúmeros murais que veio pintar com toda alegria e paciência em pilastras do Viaduto do Caju no Rio de Janeiro.

O profeta é aquele que anuncia e denuncia. Nesse sentido José Agradecido veio anunciar que é possível mudar o mundo, em pequenos gestos, no cotidiano, resgatando valores que foram perdidos no meio do caminho, vem chamar atenção para o simplório e pequeno (individual) que se projeta no maior e complexo (social). Denuncia o capeta (termo de origem interiorana brasileira) que diz respeito ao material, supérfluo para o qual estão todos voltados e cegos. E aborda uma diferente maneira de tratamento com os termos “Por gentileza” e “Agradecido”, o que está sendo novamente resgatado por nossa geração, que vem trabalhado a expressão e sentimentos de GRATIDÃO.

Taxado de louco por alguns, aos quais respondia: “Maluco para te amar, louco para te salvar” nosso andarilho Profeta Gentileza é admirado por sua sabedoria e singularidade, sacadas, criatividade e história. Sua graça gerou homenagem de Gonzaguinha aqui e Marisa Monte aqui e ainda hoje atrai estudiosos e curiosos de várias áreas, desde as Artes, pois agia ética e esteticamente ao mesmo tempo, até a  Psicanálise. Veja seus trabalhos de tipografia, criação de frases e palavras, customização e decoração, cores usadas, letras trocadas e/ou repetidas, havia sentido em tudo ali, também agia conforme essas ideias que escrevia e falava em seu cotidiano, um exemplo disso era que a partir do momento em que deixou seus bens com a família, por volta de 1970, só viajava de carona, e viajou muito, viu. Podemos ainda compará-lo com um Hippie, pois viveu o florescimento do movimento hippie e ainda passou pelo auge da ditadura militar sendo uma figura despojada e a frente de seu tempo.

Texto criado a partir de leituras, depoimentos, documentários sobre o Profeta Gentileza, além de trechos da Palestra do Prof. Dr. Leonardo Guelman.

Veja o documentos sobre o Profeta Gentileza aqui 

Palestra do Prof. Dr. Leonardo Guelman sobre o Gentileza aqui.





Outros posts da Amanda você lê aqui.


--
Amanda estuda Filosofia e mora em Ouro Preto – MG. Lança no mundo um olhar contemplativo e é por isso que gosta trocar informações e curiosidades sobre tudo o que admira e experimenta. Acredita que as perguntas movem o mundo e o conhecimento pode ser um remédio para a alma. Escrever no Caderno de Perguntas é uma forma de passar um pouco da sua bagagem adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.