julho 22, 2016

Memória e História

Por Elisabeth Santos

Lindo quadro da Beth. 

Quem não tem memória, não terá História!

Memorizar é natural. Relembrar é saudável. Guardar é importante. Registrar... imprescindível.

Só registrando é que se guarda para a posteridade!

Se alguém escreve, fotografa, ou filma fatos de hoje estará deixando suas lembranças, que brevemente serão seu passado. Se vem outra pessoa, e guarda, armazena ou arquiva tais recordações estará preservando fragmentos de uma época onde muitos viveram, e outros poderão se enxergar ali.

Passado e presente assim se misturando carregam para o futuro as Memórias, que talvez se tornem História.

Cada um pode ser o agente de mudança da sua vida, e fazer sua História. Aguardar a ação incisiva de alguém, não o torna diretamente responsável por tal modificação, mas no aceite, continua a ser o personagem central. Agente ou subserviente teve sua vida modificada, a trajetória mudada, o final concluído de outra forma. Não tem como saber ao certo... o que seria se não tivesse sido.

Muitos sofrem pela dúvida: contar ou não contar a experiência vivida? Decisão cabível só a si mesmo que pode ser ajudada pela utilidade da informação aberta ao público.

Vai encorajar ou ajudar alguém? Muitos relatos de cidadãos poderão ser úteis a outros que precisem de uma referência, ou um bom exemplo.

Gente que venceu pela persistência, estudo, trabalho, apesar das dificuldades.

Gente que superou perdas.

Que caiu e levantou-se.

Acreditou.

Apostou.

Venceu!

A História é repleta de personagens decididos. E eles foram encorajados por outros, nem sempre lembrados, também importantes.

As perguntas de Bertold Brecht (1946) se repetem através dos anos: “A grande Roma está cheia de arcos do Triunfo. Quem os ergueu”?




--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.