abril 01, 2016

Eletrodoméstico

Por Elisabeth Santos


Geladeira é artigo muito útil em casa. Precisando substituir a sua, Dona Raimunda telefonou para o “Use Usado” mais próximo e chamou Seu Cândido para negociar. 

Ele veio, e logo de cara com a geladeira branca, trezentos e sessenta litros, uma porta só, já foi dizendo:

_ Não vai dar negócio! Esta geladeira tá muito velha.

_ Velha? Como assim? Não tem dez anos de uso e o senhor pode olhar como está novinha. Não tem um arranhão!

E Seu Cândido abrindo a porta do eletrodoméstico... viu uma garrafa de cachaça, e foi logo perguntando:

_ E esta pinga aqui vem junto? Parece das boas.

_ A garrafa pode ir junto. Foi um presente do meu cunhado lá de Salinas.

E seu Cândido pegou o copinho que já lhe estava sendo oferecido e provou. Estalou a língua. E completando o copinho disse pra Dona Raimunda: _ Realmente a geladeira está bem conservada. Nem a lâmpada interna queimou. É toda original!

_ É isso mesmo. – respondeu a proprietária – O regulador da temperatura, barulho do motor, tudo perfeito Seu Cândido. E olha que estou pedindo só quatrocentos!

E ele encheu o copinho de cachaça, virou goela abaixo, tirou um bolo de notas do bolso, contou, pagou e enfiando a garrafa debaixo do braço despediu-se assim:

_ Vou mandar meu chapa com a caminhonete buscar dentro de meia hora.

E lá se foi Seu Cândido trançando as pernas.



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.