dezembro 25, 2014

Entrevistando um ditador norte coreano, The Interview

Aaron Rappaport (Seth Rogen) e Dave Skylark (James Franco).

O filme The Interview finalmente foi ao ar depois de toda a polêmica envolvendo um ataque cibernético aos arquivos da Sony e horas de um outro país inteiro sem conexão com a internet. A mídia especula de tudo um pouco e de fato somente alguns cinemas independentes assumiram o risco de exibir a comédia nos Estados Unidos.

Agora falando sobre o filme, Kim Jong-Un é o líder de uma nação socialista, a Coréia do Norte, mas fervoroso admirador da cultura capitalista. Aliás, é como dizem ser todos os outros ditadores nessa época contemporânea. No filme, Kim coleciona carros luxuosos e curte música pop americana. A mulher do ditador foi poupada no filme, mas na real todos sabem que ela curte produtos Christian Dior etc e tals. O apresentador do programa de entrevistas no filme tem uma frase que explica bem esse comportamento, "They hate us because they ain't us." - Eles nos odeiam porque não são como nós.

Aaron e Dave chegando na Coréia do Norte.

Na vibe de grande consumidor da cultura americana, o ditador também se revela fã do tal entrevistador das celebridades americanas, Dave Skylark. O grande líder socialista demonstra interesse em se encontrar com seu ídolo que então decide ir até a Coréia do Norte levando seu produtor e amigo Aaron Rappaport. Nessa hora aparecem os agentes da CIA com a brilhante idéia deles matarem o ditador logo no primeiro aperto de mão.

Depois de uns telefonemas e do encontro na vizinha comunista China, o produtor e  o apresentador finalmente chegam na Coréia do Norte. Eles pretendem fazer uma entevista que mudará a visão da mídia sobre suas carreiras não jornalísticas, ou seja, deixariam de ser meros entrevistadores de irrelevâncias. A partir desse momento aparecem cenários 3D e o personagem do ditador que controla até o corte de cabelo de seus povo.

Diz a lenda que os norte coreanos acreditam plenamente em tudo que o grande tirano diz. Inclusive no absurdo de ser capaz de falar com golfinhos e não ter necessidade de urinar ou defecar... nunca na vida! Por acaso, na vida real, esse poder também era atribuído ao pai de Kim. O pai de Kim Jong era também atribuído o poder de controlar o tempo como um Deus. 

Dave Skylark (James Franco) e Kim Jong-Un (Randal Park).

Na vida real, o ditador pai morreu em 2011 deixando o jovem de 29 anos com o encargo de governar o país. Na hipótese do filme, o déspota deixou o filho com um mega complexo de inferioridade que explicaria a constante necessidade de se auto-afirmar controlando todos os aspectos da vida de seu povo.

No filme existem menções ao jogador de basquete americano aposentado que ficou amigo de Kim após uma temporada na Coréia do Norte. Além da conhecida maquiagem que os países autoritários fazem para esconder a pobreza do país e às comparações da Coréia do Norte à terra de Mordor (terra do mal no filme Senhor dos Anéis). Estava tudo normal na história da comédia até que um guarda norte coreano arranca o dedo do produtor do programa de entrevistas com uma mordida. Nessa hora eu me ajeitei no sofá e pensei "ok, chegamos no ápice pastelão-terror de péssima qualidade".

Aaron sendo revistado pelos guardas do ditador.

As alfinetadas seguem e o filme mostra um líder emocionalmente fraco, mas atingem o ponto máximo no momento que os protagonistas explodem o helicóptero com o ditador Kim. Enfim, essa comédia mediana vai propiciar mais renda e dor de cabeça do que merece.

Você já assistiu o filme? Então conte para nós o que achou.



Outro filme com Seth Rogen? Veja aqui.

Outros filmes? Veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.