janeiro 23, 2020

Protocolo altas doses de vitamina D3, perguntas frequentes 2

Free photo 4859066 © Marlee - Dreamstime.com

Tradução livre de um texto muito bom que encontrei por ai.

** Eu não sou médica, esse texto não pretende substituir o tratamento do seu médico. Não pare de usar seus remédios e consulte seu médico antes de qualquer mudança na sua rotina. **

Esse site em inglês (vou colocar no final o link para ele) pretende ajudar você a vencer a deficiência de vitamina D com um protocolo simples de vitaminas que você encontra em farmácias comuns,  D3, magnésio e vitamina K2.


Qual a diferença da vitamina D3 Hydroxy no exame de sangue e a OH 25?

O exame de sangue da vitamina D3 25-hydroxy é o mais comum e nos mostra o nível da mais potente de vitamina D3. Essa forma estimula a absorção de cálcio pelos intestinos e a  sua produção é regulada pela concentração de cálcio serum, fósforo e o hormônio da paratireoide. O teste 25OH reflete com mais segurança os estoques de vitamina D no corpo. Enquanto a vitamina D é rapidamente metabolizada no fígado para formar a própria vitamina D, a vitamina D 25OH ocorre nos rins sob supervisão do hormônio da paratireoide. Ou seja, uma delas reflete a distribuição de cálcio enquanto a outra mostra a sua capacidade de estocar D3.

Quanto de magnésio eu devo tomar por dia com a vitamina D3?

Depende de quanto magnésio a sua dieta já tem. Uns 200 mg ou menos espaçados ao longo do dia é um bom começo para depois ir gradualmente subindo a sua dose até que sinta que está tomando muito. A quantidade poderá ser determinada pelas suas fezes que vão começar a ficar moles e mais fácil de sair. Se você aumentar demais esse valor vai precisar ficar perto do banheiro o dia todo. Continuamos indicando o magnésio glicinato porque ele tem a maior absorção combinada com a maior tolerância pela maioria das pessoas.

Por que eu devo me preocupar com baixos níveis de magnésio?

Se os níveis de magnésio estão baixos eles podem baixar os níveis de cálcio que é resistente a regulação da vitamina D e do hormônio da paratireoide. Nesse caso, pode ser necessário suplementar ambos, magnésio e cálcio para regular a função. Sendo assim, comece com o magnésio porque é provável que você esteja ingerindo suficiente magnésio com a sua dieta.


Eu li que a deficiência de vitamina D é responsável por várias doenças. Como isso é possível?

Temos receptores de vitamina D em praticamente todas as partes do nosso corpo. Dr. Coimbra fala: "A deficiência de vitamina D leva a perda do controle de 229 funções (genes) também as células do sistema imunológico, além de reduzir a potência do organismo lutar contra infecções e se defender de agressões. Pessoas com tendências a doenças autoimunes já são parcialmente resistentes à ditamina D." Ele continua falando: "Depois que uma dessas pessoas fica doente, são necessárias altas doses para que a doença volte a ficar inativa, mas não somente para compensar essa resistência, mas para apagar a informação falsa que parte do corpo agora vê como um organismo invasor pelo memória do sistema imunológico.

Uma pessoa me falou que tomar vitamina D3 pode elevar meus níveis de cálcio de maneira perigosa, é verdade?

Para a maioria, não. Níveis altos de cálcio é potencialmente/possivelmente perigoso em pacientes com níveis de vitamina D acima de 150 ng/mL. Atenção é necessária se você está tomando 40.000 IUs por dia por 3 meses ou mais. Também tome cuidado se você toma mais de 300.000 IUs de D3 em qualquer dia. Se você é um desses pacientes, você precisa tomar todo o cuidado com a sua paratireoide e ligar para seu médico para verificar seu nível de cálcio e sua condição de saúde.

E se a dose alta de vitamina D3 puxar o seu cálcio para cima? Níveis altos de cálcio abaixam a vitamina D como um mecanismo protetor, mas é questionável se a vitamina D eleva o nível de cálcio. Se você problemas na paratireoide, provavelmente se sentirá horrível tomando vitamina D e nesse caso você deve procurar seu médico para um diagnóstico preciso.

Eu não consigo subir meu nível de D3 não importa o que eu faça. Seria isso um problema de absorção?

Sim, algumas doenças afetam a capacidade do corpo humano de absorver quantidades adequadas de vitamina D pela parte do intestino mais próxima ao estômago. Por exemplo, se você tem doença celíaca, doença de Crohn's, pancreatite ou fibrose cística. Ou ainda, se seu fígado e rins produzem enzimas que mudam a vitamina D que obtemos do sol ou alimentos para a forma ativa da vitamina D. Secreções do pâncreas, sucos estomacais, a bile do fígado, a integridade das paredes dos intestinos têm algum tipo de influência em quanto de vitamina D absorvemos.

Pessoas com problemas crônicos nos rins ou no fígado tê risco aumentado de vitamina D baixa porque lhes faltam as enzimas. Também deve-se considerar a saúde dos seus rins e fígado. Além disso, alguns tipos de doenças diminuem a absorção da vitamina D porque o fígado não produz quantidades normais de bile. Sem esses fatores essenciais, o metabolismo da vitamina D não acontece, ou acontece pela metade. Os níveis bioativos da vitamina D tendem a acompanhar a saúde dos rins, então se os rins estão doentes a vitamina D diminui e o rins ficam piores até o momento de falência total que muitas vezes passa despercebido.

Notamos que pessoas que falam ter problemas de absorção geralmente não estão tomando suficientes quantidades de vitamina D3. Se depois de vários testes você perceber que não está absorvendo, será interessante adicionar a vitamina B2 ao seu protocolo. Também vale a pena tentar a vitamina D3 em creme ou loção para ser aplicada diretamente na pele.


Por que eu posso comer um alimento que me faz mal um dia e não no outro?





--
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemento ou começar a fazer qualquer tratamento diferente do que foi passado por ele. Por favor, use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.