fevereiro 13, 2019

Por que eu posso comer um alimento que me faz mal um dia e não no outro?

Este é o meu presente de Carnaval para quem lê a parte sobre alergias e sensibilidades deste blog. Aquelas pessoas que buscam explicações para as reações randômicas que têm pela vida afora.


Almoçando no Sericicola Bistrô em Varginha
Praca D. Pedro II, 110 | Centro, Varginha, Minas Gerais 57319-890, Brasil

Então vamos lá responder a pergunta do título:

Por que eu posso comer um alimento que me faz mal um dia, mas não posso comer a mesma coisa no outro dia?

Ou ainda, por que é que eu posso comer um produto contaminado com trigo (por exemplo) de vez em quando e não outro alimento? Ou até o mesmo alimento no dia seguinte?

Segue um estudo de caso e exemplo:


A minha amiga Kelly saiu da dieta para comer um biscoito. Um daqueles biscoitos feito com farinha de trigo e outros ingredientes que ela deveria evitar. Depois de comer o biscoito ela se sentiu normal e teve energia durante o dia para fazer tudo o que precisava.

No dia seguinte, ela comeu algo que era suspeito, não necessariamente contima trigo. Era um biscoito feito de farinha de arroz, mas que havia sido assado num forno comercial onde fazem todo o tipo de cookies e bolachas. Ela teve uma reação alérgica ao alimento e se sentiu mal durante todo o dia.

Almoçando no Sericicola Bistrô em Varginha
Por quê?

Para entender o que aconteceu com a Kelly você precisa entender o que acontece quando você é exposta a um alergênico. Também é necessário saber sobre a teoria dos baldes que em inglês eles chamam de Bucket Theory.

A resposta curta é que houve reação nas duas vezes, mas você não percebeu a reação. Continue lendo que tudo vai fazer mais sentido no final.


Vamos entender mais sobre a Bucket Theory


A Teoria dos Baldes diz que todos temos um "balde" onde são colocadas as nossas alergias e sensibilidades. Se o seu balde estiver vazio, você não verá os sintomas. Entretanto, as pequenas quantidades ao longo do tempo, assim como uma grande quantidade num curto espaço de tempo enchem o seu balde.


Toda vez que você estiver com o seu balde quase cheio e você comer um mínimo de uma comida que te faz mal você terá uma reação alérgica. Isso acontece porque o seu balde vai derramar, em linguagem metafórica.


Frase chave do entendimento é: a reação nem sempre acontece na proporção da quantidade ou do que você comeu.


1. Você pode se acostumar com o efeito causado por aquele alimento.

Quanto melhor o seu corpo digerir e se desintoxicar dos contatos que tiver com esses alimentos, melhor você vai ficar até ter uma reação alérgica que você vai perceber. O contrário também é verdade, se o seu sistema digestivo não for bom em processar as sensibilidades e alergias, você vai encher o seu balde rapidamente.

Sendo assim, você terá reações o tempo todo, mesmo que sejam mínimas quantidades do alimento. Inclusive àqueles que, por exemplo, só foram cozidos numa panela que foi usada antes para cozinhar o alimento que te dá alergia - mesmo depois da panela ser lavada.

Por isso em muitos fóruns de debate sobre alergias e sensibilidades algumas pessoas perguntam “quão cheio (ou quão vazio) estava o seu balde (bucket) antes de você comer isso”? O que essas perguntas indicam e querem saber é – se o seu corpo é bom em desintoxicar e esvaziar seu balde.


2. O que acontece quando você está exposto a algo que te dá alergia.


Reações alérgicas ativam o mecanismo de resposta chamado por alguns de fuga ou luta, o que significa que esse mecanismo induz a liberação de adrenalina como parte da reação alérgica.

Para contatos menores que você teve com o produto, essa liberação de adrenalina pode parecer um momento de foco e energia. Pois é assim que o seu organism te ajuda a responder numa situação de fuga ou luta.

Entretanto, quando a quantidade do alergênico é pequena, às vezes a reação alérgica passa desapercebida. Isso porque o seu balde estava vazio e você só notou a liberação de adrenalina que faz você se sentir bem, algumas vezes.

Já sei o que está pensando... vou ficar nesse ponto onde tenho apenas as pequenas reações e só sentir o efeito bom da adrenalina. Ou como dizem alguns, comer de tudo um pouquinho não faz mal.

Muita calma nessa hora! Essas reações não duram muito e você pode ter uma ressaca dessa reação quando a adrenalina passar. Ou pior ainda, ter uma grande reação anafilática na próxima vez que for exposta ao produto que tem sensibilidade.


Resumão:


O balde da Kelly estava vazio no dia que comeu o biscoito de farinha e por isso não transbordou, mas encheu um pouquinho. Nesse dia ela se sentiu normal por causa da adrenalina que encobriu a reação alérgica que estava tendo.

No segundo dia ela comeu um biscoito sem trigo, mas que estava contaminado com glúten. O balde dela não estava mais vazio e o sistema digestivo ainda estava processando o evento do dia anterior. Então isso foi o necessário para encher o balde e ela perceber a reação.

Ela ficou bem depois do primeiro biscoito e somente notou a reação no segundo dia com a outra bolacha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.