dezembro 19, 2016

O que acontecia no mundo em 1972?

O planeta Netuno transitava sobre Sagitário o que, para os astrólogos significa uma explosão tanto física quanto intelectual. O surgimento de uma geração criativa, com uma visão própria de mutação drástica do mundo ou seja lá o que isso quer dizer.


No Espaço, o programa Apollo 17 levava mais alguns seres humanos para o espaço.

No dia 22 de maio deste ano, Richard Nixon iniciou a primeira visita de um presidente norte-americano à União Soviética. Na ocasião, foi assinado o acordo de limitação de mísseis de longo alcance.

O Brasil celebrava o sesquicentenário de sua Indepedência política, a proclamação da Independência e a fundação do Estado Nacional Brasileiro ocorrida em 1822.

O regime político brasileiro era a ditadura militar, o presidente era o Emílio Garrastasu Médici e a moeda era o Cruzeiro Novo.

Os filmes Poseidon e Poderoso Chefão estreavam nos cinemas. Este último é um drama policial dirigido por Francis Ford Coppola.


O aparelho de TV da última moda era grande, de madeira e parecia um móvel. Ficava em local de destaque na sala de estar e era por ela que as mulheres assistiam o concurso de Miss Brasil e a novela Selva de Pedra.


Foi também o ano de Olimpíadas de verão que foram realizadas em Munique, na Alemanha

Um carro popular na época era o Fusca da Volkswagem. Meu pai tinha um desses, era branquinho e eu gostava de "dirigir" ou pelo menos pensava que estava dirigindo.


Os homens brasileiros usavam cabelos compridos que dava uma expressão de jovial e de liberdade.

A calça boca de sino era moda entre todos os jovens adultos da época, bem como as pata de elefante e todas as suas variações.

As roupas Power Flower dos hippies tinha superposições de túnicas, anáguas e calças largar.

Jaquetas de brim desbotado, saias estampadas com tops, túnicas de crepe indiano e as panfletárias t-shirts tomavam conta das ruas. O unissex simplificava o guarda-roupa e o zíper era usado desde as calças, os vestidos até as capas de álbuns das bandas de rock and roll.

O zíper da capa é mesmo um zíper.

É a época do lançamento do LSD (ácido lisérgico) como a droga do momento.

Com apoio da Singer, foi lançada a revista 100 idées que fez renascer a costura caseira e o tricô feito na frente da televisão. Minha mãe também aderiu à moda das pequenas costuras.

As músicas eram ouvidas em vitrolas nos discos de vinil (bolachão). O Rolling Stone fazia turnê nos Estados Unidos tocando músicas como o Brown Sugar, uma alusão à maconha.

Tocava-se muito Beatles em todos os bailinhos do clube e das casas de família. John Lennon e Yoko Ono já estavam justos nessa época.

Os músicos do Brasil eram os Mutantes, mas neste mesmo ano a banda se desfez.



Era muito comum fumar e muitos jovens começavam bem cedo, aos 16 ou antes. Normalmente escondiam dos pais até terem 18 anos completos e então já estariam casados ou em outra cidade estudando ou trabalhando.

Os jovens chamavam de "brotinho" tanto o rapaz ou a garota bonita. Tomavam ponche para ajudar no flerte e no pedido de dança das festas dançantes.

E você, sabe mais alguma coisa dessa época? Conte para nós nos comentários.

Outros posts que você vai gostar.

Surpreso com a Vitória do Trump? ACORDE!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.