setembro 30, 2016

Passarinho antenado

Por Elisabeth Santos

Foto da Elisabeth.

O passarinho pousa no ponto mais alto do quintal, que é a antena da TV e ali observa: Se já colocaram frutas no estaleiro para ele e sua família; se existe alguém de butuca com a câmera fotográfica; se o gavião ronda as proximidades.

Havendo alguma ameaça, ele retorna ao ninho abrigado sob as telhas da varanda, aguardando quietinho outra oportunidade.

E a fome aperta, os filhotes reclamam alimentos, e lá vai ele de novo. O abacateiro está carregado de frutas ainda verdes. Assim não dá pro seu bico frágil! Descobre um abacate perfurado e se arrisca. Mas aparece o dono. O que faz um sabiá laranjeira por ali? O passarinho se pergunta. Na verdade a fome é de todos! O estaleiro abastecido é o que há de certeza por ali, mas a cautela manda que ele vá se chegando devagar. Voa para o marmeleiro. Passa pra “aceroleira”. Vigia. Desce a comer abacate!

Passarinho “antenado” é assim. Não marca bobeira.

Fotos do quintal da Elisabeth.

Por isto mesmo, os observadores de pássaros amoitam literalmente, para surpreendê-los.

É bom que assim seja, pois podemos saber mais sobre nossos amigos sem prejudicá-los.




--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.