setembro 26, 2016

Você tem tatuagem? Quantas?

E, Se não, o que te impede de ter uma?


Já conhece o trabalho do artista e tatuador Vareta?


Porque a vida é muito curta para não fazermos uma tatuagem...

Foto: Guilherme Silva @7cores – tatuagem aquarela de Vareta tatuagem

Foto: Guilherme Silva @7cores

Em 2013, Isabela postou aqui uma linha do tempo contendo as tendências de tatuagens mais adotadas pelo ocidente a partir da década de 40 até os dias de hoje.

A história da tatuagem é muito ampla, curiosa e se abriga nos quatro cantos do mundo, desde as comunidades ou civilizações mais ancestrais e elementares. Há estudos que datam tatuagens há 5 mil anos atrás onde ela poderia ter sido utilizada como instrumento de apoio à medicina do tempo para aliviar dores em pontos específicos como uma espécie de acupuntura, em outros povos para diferenciar classes sociais ou poderes e força de uma pessoa diante do restante.

Há pessoas que a tomam como arte, outras como expressão cultural, outras ainda como ferramentas de autoafirmação pessoal, ou como um propósito simplesmente estético ou  algo profundamente simbólico. A tatuagem é uma marca, um interesse que liga ou aproxima pessoas de todo o mundo. Pessoas se abordam e ficam amigas por compartilhar dessa simpatia.

Você conhece o trabalho do artista e tatuador Vareta?

Foto: arquivo pessoal de Vareta – Lucas – Vareta

Lucas Ribeiro - 34, nasceu em São Paulo – SP e foi  para Varginha- MG com seus 9 anos. Fez sua primeira tatuagem aos 15 e depois disso continuou, tendo hoje 19 anos de profissão.

Leva seu trabalho para fora do Brasil e ao mesmo tempo busca aprimorar-se nas artes. Além de tatuar, pinta, desenha, ilustra e trabalha com arte de rua – grafite. Vareta representa o Brasil em Convenções de Tatuagens e outras artes pelo Mundo a fora.  Já recebeu vários prêmios e atualmente um de seus projetos de tatuagem está focado no estilo Aquarela que tem sido muito bem aceito e difundido por todos os cantos.

Na última semana Vareta estareve representando o Brasil no Equador em uma convenção de tatuagens, a 4ta Convención De Tatuajes "MITAD DEL MUNDO" Arte, Tatuajes, Música, página aqui.

Imagem: folder do Evento CONVIENCION INTERNATIONAL DE TATUAJES MITAD DEL MUNDO

O Blog Designer Sensible fez uma pequena entrevista com Vareta para matar algumas curiosidades sobre tatuagem e saber um pouco mais sobre sua história em relação a essa arte:

 Quando você decidiu que a arte e a tatuagem se uniriam e seriam parte da sua vida?

Foi inicialmente uma brincadeira de criança que acabou se transformando e se estabelecendo em minha vida. Nada foi programado.

Há uma mínima noção de quantas tatuagens você já fez?

Impossível saber, contabilizar. No último ano cheguei a fazer 5 tatuagens por dia, imagine.

Como é saber que inúmeras pessoas por todo o mundo carregam sua marca, sua arte em seus corpos? Como você enxerga isso?

É imensamente gratificante. Sinto-me feliz por fazer parte de certa forma da vida de todas essas pessoas.

O que é a tatuagem para você?

A tatuagem é algo além do que todas as explicações que possamos dar a ela, portanto ultrapassa motivos estéticos, envolve sentimento e história. Existe inclusive um provérbio Maori que diz que não é você quem escolhe a tatuagem, mas sim a tatuagem que escolhe você.

Vale mencionar que tatuei pessoas que tiveram um grande motivo para fazê-lo. Pessoas que se recuperaram de câncer e se sentiram na necessidade de marcar no corpo de alguma forma aquela superação, outros clientes que se recuperaram de depressão ou algum vício. Os motivos são muito diversos e pessoais e tenho pleno respeito por isso.

Foto: Guilherme Silva @7cores

Quais são seus maiores clientes e o que costumam tatuar?

Os brasileiros, por motivos a maior parte das vezes estéticos e os ingleses por motivos pessoais. Os ingleses têm optado em bastante quantidade pelo que podemos chamar de tatuagem tosca ou ridícula, que é quando um cara, por exemplo, tatua o bumbum rs.

Conte sobre alguma tatuagem curiosa que fez?

Uma vez tatuei uma esquimó da Groelândia. Estava ela com seu namorado passando férias nas Ilhas Baleares, mas era ele quem queria que ela se tatuasse, ela não queria, mas o fez assim mesmo. Foi um tribal com uma rosa nas costas.

Qual o estilo de tatuagem que é a tendência no momento?

Tatuagens geométricas, pontilhismo.

Qual o seu estilo de tatuagem preferido?

Aquarela, pois me permite mais liberdade, poder criar, sem precisar seguir padrões.

O que mais te inspira?

O AMOR

--
                                                                                     .
Estivemos também com uma cliente do Vareta.

Gennifher - 25, Varginha-Mg. Tem duas tatuagens e foi cobrir uma terceira. Escolheu uma coruja para tampar uma frase.

O motivo?

O que era medo se transformou em admiração.

Gennifher tinha muito medo de coruja quando criança, superou esse sentimento enxergando o lado da coruja, vendo fotos, lendo sobre significados e hoje admira a ave de rapina.

Ela pediu ao Vareta  que desenhasse uma coruja pousando com asas abertas e ele fez a arte utilizando a técnica freehand - mão livre.


Aqui mais alguns trabalhos de @vareta.

Montagem: arquivo pessoal de @vareta

Montagem: arquivo pessoal de @vareta

Montagem: arquivo pessoal de @vareta

Montagem: arquivo pessoal de @vareta

Para entrar em contato com Vareta entre na página do Facebook aqui.

Outros posts da Amanda você lê aqui.

--
Amanda estuda Filosofia e mora em Ouro Preto – MG. Lança no mundo um olhar contemplativo e é por isso que gosta trocar informações e curiosidades sobre tudo o que admira e experimenta. Acredita que as perguntas movem o mundo e o conhecimento pode ser um remédio para a alma. Escrever no Caderno de Perguntas é uma forma de passar um pouco da sua bagagem adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.