outubro 03, 2016

Você é Luz?

De que forma você espalha sua luz? 

Fotografia: arquivo pessoal de @veladeouropreto

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:14-16)
  
Conhece o ateliê Vela de Ouro Preto?   

Fotografia: entrada do ateliê Vela de Ouro Preto

Vela de Ouro Preto é a marca do trabalho artesanal com velas e outros artigos de decoração de Cida Correa de Sá, ouropretana que espalha sua luz através de uma produção manual de velas. Sua luz vai longe e quem conhece seus empreendimentos sempre quer mais, pois se sente encantado e logo percebe o quanto são especiais.


Alguns detalhes do ateliê @veladeouropreto:

Imagem: interior do ateliê @veladeouropreto
Imagem: interior do ateliê @veladeouropreto
Imagem: interior do ateliê @veladeouropreto

O Blog Designer Sensible conversou com Cida:

Cida nasceu em Ouro Preto – MG, mas já morou em Belo Horizonte e Olinda. A mineira das montanhas passou alguns tempos muito felizes na cidade também histórica no litoral do nordeste brasileiro e conviveu esse tempo no universo do surf até que voltou para Ouro Preto e resolveu a resgatar a tradição familiar de trabalhar com Velas artesanais feitas de cera de abelha. A ideia deu certo e seu empreendimento foi só crescendo, sem perder a essência da produção artesanal, hoje com 20 anos, a Vela de Ouro Preto é uma marca muito original e criativa que sempre traz linhas novas. Inclusive, duas linhas da marca estão para serem lançadas a qualquer momento: uma linha Eco que utiliza cera de resíduo de grãos de soja (a parafina é resíduo de petróleo) e outra industrial - Moderna - Concreto, que também não deixa de ser rústica. Apesar de Ouro Preto ser uma cidade com a circulação turística muito forte, Cida pensou em abrir a loja primeiramente para atender ao público ouropretano e hoje  seus clientes se equilibram entre ouropretanos e turistas.

Imagem: interior do ateliê @veladeouropreto
Imagem: interior do ateliê @veladeouropreto
Imagem: interior do ateliê @veladeouropreto

Fizemos ainda uma mini-entrevista com Cida para saber melhor sobre seu trabalho:

O que inspira o seu trabalho?

A Vida, a beleza e o encantamento. Faz parte da minha natureza querer produzir e em cada peça coloco o melhor que posso fazer. Quando termino um trabalho e olho para ele sinto encantamento e gosto de pensar que as pessoas sentem o mesmo. Nesse sentido, há muito o que me move e inspira, mas posso resumir nessas três palavras: vida, beleza e encantamento.

DS: O encantamento move a vida através da beleza e torna o viver mais vivo, bonito e alegre.

Como é pensar que há um pouquinho de você -Cida- em cada peça do seu trabalho que está em incontáveis lares pelo mundo todo?  

Você entende que de certa forma está iluminando a vida de tantas pessoas através de seu trabalho? Tem consciência de que seu trabalho é iluminar?

É uma grande realização e satisfação, traz uma sensação muito boa. Sinto isso como uma missão, sem dúvida é o que me move. E toda a forma como aconteceu me faz pensar nisso, pois, esse trabalho veio até de mim e não o contrário disso e é incrível. Uma forma muito simbólica e bonita de encarar esse lado do meu trabalho: levar luz às pessoas. Falta esclarecimento, há muitas cegueiras para serem vencidas, dessa forma, mostro minha vontade de iluminar. 

Há pouco tempo veio um turista de Dubai e levou encomenda para um amigo de lá que há uns anos esteve aqui também. Isso por exemplo, me deixa em estado de grande contentamento. 

É interessante pensar também que muitos casais compram velas para namorar, então, desse modo, já acabei "sendo vela" até para casal de artistas famosos rsrsrs.

Uma curiosidade é que em dia de Namorados são os homens que mais frequentam a loja e levam kits decorativos românticos, é lindo, eles são muito detalhistas, fico encantada.  Vejo que há amor, que há esperança no mundo. 

Cida, por favor, complete a frase: Você vive para...

Servir e isso com o maior prazer. Ser luz e passar luz adiante.

Mais um pouco dos trabalhos de @veladeouropreto:

Imagem: artigos de @veladeouropreto
Imagem: artigos de @veladeouropreto
Imagem: artigos de @veladeouropreto
Imagem: artigos de @veladeouropreto

“O sentido da vida é vive-la, dar o que temos para dar, receber o que temos para receber e fazer o que temos que fazer. É estar no que é. As grandes respostas sobre o sentido que vêm do pensamento e da análise mais racional nos apartam do perfume da rosa agora. Assim não importa tanto que sentido a vida tem para mim, senão que sentido eu tenho para a vida. Ou seja, qual a nossa colaboração à beleza e ao canto da vida.” (Joan Garriga)

Dedico esta citação à Cida Correa de Sá.

Imagem: artigos de @veladeouropreto
Imagem: artigos de @veladeouropreto
Imagem: artigos de @veladeouropreto
Imagem: artigos de @veladeouropreto
Imagem: artigos de @veladeouropreto
Imagem: artigos de @veladeouropreto

Vela de Ouro Preto

A produção de velas de cera de abelha remonta à uma tradição secular originária da Europa. Por ser um material escasso e de custo relativamente alto, o consumo das velas de cera era restrito às famílias abastadas e principalmente à iluminação de altares.

No Brasil, a tradição não fugiu à regra. Executando algumas regiões onde a cera de abelha era encontrada com mais facilidade, o consumo de velas ficou praticamente restrito às cerimônias religiosas e às famílias mais ricas, em festa ou quando recebiam visitas importantes.

Em Ouro Preto, a tradição de produzir velas de cera para abastecer as igrejas, durante décadas foi mantida pelo casal  Expedito e Olívia Corrêa de Sá que, motivados pelo sentimento religioso produzem-nas para o uso nos cultos das igrejas da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar.

Em decorrência da idade, o casal se afastou da produção. No entanto, atualmente esta atividade está sendo resgatada por sua filha Maria Aparecida que, utilizando-se dos mesmo equipamentos que por anos estiveram parados, retomou a produção lançando a marca VELA DE OURO PRETO.

O trabalho de execução da vela é laborioso: após um processo de purificação a cera de abelha é aquecida e nela é mergulhado o pavio que, através de banhos sucessivos vai ganhando corpo até atingir o diâmetro desejado.

O produto destina-se a pessoas sensíveis que apreciam q valorizam um trabalho singular e com tão belo resultado.

O ateliê Vela de Ouro Preto fica localizado no Largo do Rosário, 33 em frente à Igreja do Rosário em Ouro Preto – MG. Telefone: (31) 3551- 7555.

Acesse a página do ateliê aqui.


Outros posts da Amanda você lê aqui.

--
Amanda estuda Filosofia e mora em Ouro Preto – MG. Lança no mundo um olhar contemplativo e é por isso que gosta trocar informações e curiosidades sobre tudo o que admira e experimenta. Acredita que as perguntas movem o mundo e o conhecimento pode ser um remédio para a alma. Escrever no Caderno de Perguntas é uma forma de passar um pouco da sua bagagem adiante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.