novembro 01, 2017

Pare de reclamar! Comece a fazer alguma coisa.


Final de ano chegando, muito estresse no encerramento dos projetos da empresa, agendamento das férias para lugares paradisíacos onde as filas são sempre monumentais, sem contar com a priorização das festas e reuniões familiares que vai comparecer. Então aqui vai um planejamento simples para te ajudar com os descontentamentos da vida.

Está certo que às vezes precisamos desabafar e lamentar sobre as desavenças alheias, mas isso é bem diferente de ser um reclamador compulsivo. Além de afastar pessoas boas, o reclamão ainda corre o risco de acabar com próprio ânimo de viver. Reclamar modestamente e pontualmente é o que recomenda o professor Robin Kowalsky que dá aulas aqui da Clemson, uma Universidade Carolina do Sul. 

Na primeira semana você deve se monitorar
- Comece investigando as coisas que fazem você reclamar e o quanto reclama delas.

Mantenha-se atento
- Coloque um objeto em seu braço (uma pulseira ou um relógio) e o mude de pulso cada vez que lamuriar.

Tome nota de seu humor
- Escreva sobre seus descontentamentos e sobre a pessoa que te irritou. Anote o seu humor antes de depois do encontro.

Entenda os padrões
- No final da semana reveja sua lista. Você xinga cada vez que o vizinho de cima faz um barulho? Quem é o seu colega que ouve a maioria das suas reclamações a respeito do seu chefe? Destaque os pontos principais dessas anotações para começar a atacar os problemas.

Na segunda semana, escolha suas batalhas
- Segundo esse professor, existem 2 tipos de reclamações; 1. as instrumentais, que fazem você resolver coisas e 2. as expressivas, que fazem com que você alivie uma emoção reprimida. A meta é ter cada vez menos dessas últimas, as catárticas.

Seleção
- Separe as reclamações expressivas das instrumentais em listas, por ordem de importância. Assim você vai conseguir entender quais são as mais triviais no seu dia.

Continue contando
- Faça um total das reclamações diárias e concentre em reduzi-las 1/3 todos os dias. Isso quer dizer que deve ficar de boca fechada quando atingir o limite do dia.

Chegue no extremo
- No último dia da semana tente ficar 24 horas sem reclamar. Se precisar descarregar a pressão, faça isso no seu diário. Se estiver bem seguro de si, peça para os amigos te cortarem quando começar a lamentar.

Na terceira semana faça mais coisas da sua maneira
- Agora é hora de ficar ciente das vezes que precisa mesmo reivindicar e o faça do jeito mais produtivo possível. Conseguir algo depois de uma reivindicação é algo que empodera!

Tenha um objetivo
- Pense na solução ideal para o problema. Se você não conseguir achar uma, mude de foco ou escreva mais sobre isso no diário.

Escolha sua audiência
- Converse com a pessoa mais capaz de te ajudar e resolver a questão. Por exemplo, se estiver insatisfeito com um produto, ligue para o serviço de atendimento ao consumidor ao invés de se queixar com o colega de sala.

Pratique o diálogo
- Primeiro valide o que a outra pessoa pode estar sentindo, depois explique seu problema. Se estiver frustrado com o marido que não coloca comida para o cachorro, fale isso para ele. "Sei que é uma tarefa chata, mas você faria meus dias mais fáceis se dividisse essa tarefa comigo."


E você tem outras sugestões para enfrentar as situações e pessoas estressantes do final do ano? Escreva suas dicas nos comentários.


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