março 27, 2017

Corrigindo um comportamento passivo-agressivo.

Mimi and Eunice cartoon.

No final das contas, você leu vários textos aqui e acolá. Entendeu como começou e onde o comportamento pegou você pela canela, etceterá e tals. Agora, vamos dizer que você foi um dos leitores que se reconheceu nos textos. "Oh... eu faço tudo isso!"

Como corrigir esse problema?

Vamos lá! Aqui estão algumas ideias do que você fazer para corrigir o comportamento agressivo-passivo (PA, passivo-agressivo):

1. Converse com um terapeuta, psicólogo, psicanalista (ou com o seu, pois é possível que já consulte com um), esposa/marido/família (se for o caso) para que eles te ajudem a ser assertivo e reconhecer meios assertivos de expressão.

2. Preste atenção na maneira que pessoas assertivas expressam seus sentimentos. NADA de vitimização! Comece com a frase: "Essa situação me deixa ....." (nervoso, frustrado, triste, ansioso, amargurado, inseguro, furioso e tantas outras palavras do dicionário)

3. Faça um curso de assertividade, comunicação assertiva. Um curso desses vai te dar uma boa pista de como expressar sentimentos sem a agressão oculta nem manipulação.

4. Afaste-se do problema por alguns minutos sempre que tiver dificuldade em enfrentar os seus sentimentos. Volte ao assunto quando souber se expressar sobre ele. MAS volte logo, não deixe sequer para o dia seguinte!

5. Fale o que sente, fale sobre suas necessidades e desejos ao invés de mantê-los escondidos. No começo, faça isso para um problema somente e comece com uma pessoa só. De preferência pessoas que ofereceram ajuda. SE for o caso, no trabalho, você deve dizer para o seu colega: "A apresentação final desse projeto é dia tal. Eu preciso que você me entregue sua parte corrigida ... dias antes."

6. Enfrente seus problemas. UM de CADA vez! Perceba que suas próprias ações contribuem ou são mesmo a causa dos seus problemas. Entenda que elas não têm nada a ver com a ação dos outros. Exemplo: Você não estragou o projeto do colega PORQUE ele se esqueceu de devolver tal coisa. Você estragou a coisa porque queria causar um dano a ele, fud3r mesmo com ele.


Cartoon Mimi and Eunice ♡2010 by Nina Paley. Copying is an act of love. Please copy and share.

Outros artigos com o mesmo tema aqui.

Mais posts que você vai gostar:

Aprendendo a lidar e conviver com pessoas agressivas e passivo-agressivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.