março 20, 2017

IMPOSTO é ROUBO!

Sempre me perguntam se posso mandar umas coisinhas pelo correio para o Brasil. Então eu retribuo a pergunta com uma sequência de respostas que são mais ou menos assim: 

_ Quanto fica para enviar encomendas daí do exterior?

(eu) Depende...

_ Quanto tempo demora?

(eu) Depende, podem ser 15 dias, mas também podem ser 2 meses, 3 meses... Uma vez mandei duas caixas de suplemento que demoraram 3 meses. A pessoa pediu o envio mais barato e depois desconfiava se eu havia mesmo mandado. Outra vez mandei 4 calças masculinas e estas levaram 4 meses para chegar no destino. Nem eu mesma me lembrava que havia mandado o pacote, pois havia dado como perdido no buraco negro da receita federal brasileira.

Tanta incerteza depende da lentidão da alfândega e o preço absurdo pago dessa última vez é fruto do desespero do Governo brasileiro em roubar do cidadão, verdade seja dita. Olha só pra você ver... (como se diz lá na minha terra) Não pense que esse texto não se conecta com a sua vida só porque você (enquanto pessoa) não importa nada (pessoalmente). Lembre-se que o Brasil ainda não é um país totalmente industrializado e isso quer dizer que mais da metade das coisas bacanas à venda nas lojas veio de outro país.

Vou contar a história do meu último envio pra terrinha encantada Braziléia. Neste caso, foram sofridos 23 dias de viagem.

Ano passado eu mandei para Minas uns presentinhos de Natal. Apesar de terem chegado ao destino no dia 29 de dezembro, o pacote pequeno continha 2 camisas e 1 jogo Lego. A caixa de tamanho médio demorou 2 meses e alguns dias para chegar lá. Era só isso mesmo, juro! Comprei as roupas em promoções e o Lego foi comprado no ebay em excelentes condições, mas não era novo. Nem era "mint condition" mas estava na caixa, continha instruções e todas as peças.

Agora clica em cada imagem se quiser ver o roubo de perto. Cuidado, pois é mesmo assustador.




Valores nos EUA

Valor declarado dos bens = US50.00
Imposto pago na compra dos presentes nos Estados Unidos 6% (SÉRIO!!)
Valor de envio (USPS correio americano) = US50.60 (não é o envio mais barato, mas tem número de rastreio aqui e aí)
Total pago nos Estados Unidos em Reais = R$338,99

Cotação do dólar = R$3,37

Valores do Brasil

Imposto estadual ICMS = R$121,69
Imposto Federal de 60% sobre as camisas = R$203,39
Total geral de impostos no Brasil = R$325,08

---

_ Mas e se você não pagar a "contribuição" governamental?

(eu) Você não retira o pacote dos correios.

_ Mas você pode recorrer e argumentar!

(eu) Sim, pode, mas eles podem demorar mais que 10 dias para responder (No final de ano? Com certeza!) e, detalhe, sem o pagamento eles mandam o pacote de volta para os Estados Unidos. 

Agora vamos repetir juntos:

IMPOSTO É ROUBO!
IMPOSTO É ROUBO! 
IMPOSTO É ROUBO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.