dezembro 09, 2016

Em extinção: cará do ar

Por Elisabeth Santos

Cará do ar cru e cará artístico.

Fiquei sabendo que o CARÁ DO AR (Araceae e Dioscoreaceae) originário da África, e comum no Brasil dos primórdios, está em extinção. Na minha cozinha não falta, pois eu mesma planto, colho, separo alguns para brotar, e preparo minhas receitas com os demais. Aprendi quando menina, vendo e auxiliando pessoas mais velhas. A melhor parte era a substituição do lanche por uma pratada de cará cozido, regado com melado de cana-de-açúcar!

Este cará que ora vos apresento, recebe nomes diversos dependendo da imaginação de quem os observa: moela, pedra, sapo, borboleta, sapato, são apenas alguns.

A criança, que estava observando-o perguntou-me o que era aquela raiz quadrada. Tem uns ângulos semelhantes aos de um quadrilátero sim, mas não se trata de uma raiz. E minha vizinha completou que aquele alimento é considerado poderoso para fortalecer pulmão justamente por ser parecido com um.

Resolvi fazer essa brincadeira com caneta atóxica para despertar o olhar e a capacidade de imaginação dos leitores.

Tomara que ele não seja extinto, assim como nossa capacidade de imaginar!

Cará do ar cozido.


--

Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".  

2 comentários:

  1. Não será extinto, tenho mudas e incentivarei pessoas a perpetuar a espécie enquanto eu puder. Comia no tempo de minha avó em 1977

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, agradecemos sua iniciativa de salvar os nutritivos frutos. Um abraço, Isabela

      Excluir

Leave your comments here.