março 15, 2016

Como são as lojas de usados nos Estados Unidos.

Muito tempo atrás eu escrevi sobre como ajudar pessoas menos favorecidas com as roupas que você não curte mais (Reciclando roupas nos States). Sejam elas africanas ou americanas.

Agora um outro jeito bacana também é doando para as instituições Goodwill da sua comunidade ou Thrift Stores como são chamadas os brechós por aqui.


Isso é um pouco do que está escrito no recibo de doação do Goodwill.

Frente: "Nós tranformamos sua doação em emprego$ que ajudam a sua comunidade, que dá suporte às famílias, que transforma vidas. As indústrias Goodwill ajudam pessoas a se tornarem independentes pela educação e treinamento que levam aos empregos."

Verso: "Aceitamos carros velhos, barcos e mais - nós até buscamos seu carro usado de graça! Ligue ou visite o site para mais informações."

Essa é a loja Goodwill que fica mais perto de casa.

Então lá fui eu doar umas coisas que estavam estacionadas em casa sem nenhuma utilidade, mas ainda usáveis e em bom estado. Algumas eram praticamente novas, mas não ornaram com a pessoa que vos fala.

Uma coisa comum em lojas de usados é ver pessoas caçando tesouros, literalmente. Aquela peça de ouro ou pedra preciosa que passou batido pela mão dos funcionários. Artigos de colecionadores ou relíquias que estavam esquecidas no porão de uma casa do interior.

Essa é a loja da Miracle Hill que também vende carros.

Dicas para comprar nos brechós americanos.

1. Vá o mais cedo possível, nas primeiras horas os funcionários colocam à venda os produtos recebidos no dia anterior.

2. Viu algo interessante? Pegue o produto e decida depois. É comum alguém ficar admirando a mercadoria enquanto o outro pede licença, passa na frente e deixa o outro a ver navios.

3. Procure brechós próximos de bairros "de ricos", eles tem coisas melhores e mais novas. Nada de preconceito, somente constatação da dura realidade.

4. Visite o brechó regularmente, sempre tem coisa nova por lá. Procure pelo "cabide" coisas novas (new goods) que não necessariamente quer dizer coisas sem uso, mas coisas novas no pedaço.

5. Veja o site desses lugares antes de fazer uma viagem até o local, fique atento aos horários também. Nem todas as lojas funcionam até as 18 horas, algumas não abrem aos domingos, outras vendem carros usados (sim, carros!) e por aí vai.

6. Tá ocupado demais para entrar na loja e doar? Passe pelo drive thru.

7. Se você tem alergias respiratórias, eu não recomendo ficar muito tempo dentro de uma loja dessas. Dependendo do caso, melhor nem ir porque algumas lojas tem aquele aroma de "coisa guardada no ármário da vó".

8. Algumas lojas tem partes dedicadas às coisas mais ajeitadinhas, mais novas, mais fashion mesmo.

9. Finalmente, sempre que for leve alguma coisa para doar. Assim você mantém a instituição funcionando, abre espaço no armário para produtos novos e deixa a energia circular.

E você já visitou algum brechó americano?


A história da camiseta

Reciclando roupas nos States


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.