agosto 30, 2019

Pensamento Livre

Por Elisabeth Santos

    
Quando você está em lugares escuros você tende a pensar que foi enterrado.
Talvez você tenha sido plantado. Floresça.

Pensamento livre, leve e solto é o livre pensar, você pensa, logo existe então se manifesta. Se alguém o interpela deixe-o dizer livremente o que pensa. Por mais estapafúrdia e desconexa que lhe pareça a ideia ouça, e diga o que quiser a respeito, com todo respeito sempre. Se tem medo de dizer, escreva, gesticule, encene, faça a mímica que souber. Contanto que a mensagem seja passada, estará tudo bem. Caso contrário, tudo bem estará para o outro. É assim que funciona.

Há quem manifeste seu livre pensar sem ser arguido. Sendo uma provocação ou maneira de agredir verbalmente outra pessoa, vai levar o troco: poderá receber uma resposta à altura; ser ignorado; ou até mesmo deixado à vontade, pela insignificância de seu comentário diante daquela plateia.

Difícil mesmo é plateia ignorar provocação.

Livre arbítrio é o direito que temos de uma escolha que será sempre da nossa responsabilidade. O que é escolha do(a) outro(a) a ele(a) pertence e não cabe a nós decidirmos.

Adaptação, à situações difíceis, é uma arte. A montanha se apresenta em nosso caminho e resta-nos contorná-la e continuar caminhando. Para se atingir objetivos é o que se tem a fazer. “Quem não sabe onde pretende chegar, poderá acabar chegando onde não quer...”

Você continua livre, leve e solto em pensamentos e escolhas, desde que aceite consequências. Consequências não tem que ser boas ou más. Inesperadas, inadequadas, inoportunas, sim. Elas poderão preencher linhas e mais linhas de “in”. O tempo passando, ideias irão clareando, e pensantes terão oportunidade de repensarem.

Por isto mesmo dizem que “há males que vêm para o bem”. Os que repetem a frase devem ser pessoas que viveram momentos de difícil superação, para então descobrir: amigos solidários; ajudas de onde nem esperavam; oportunidades; chances de inovação, etc.

Há quem tenha paciência para esperar.

Enquanto aguarda, vive plenamente. Vai fazendo suas tarefas, cuidando da sua vida, convivendo em paz, aceitando as diferenças, não prejudicando o meio ambiente, etc e tal.

Aqui manifestei livremente meu pensamento sobre o que vivi e vivo desconhecendo o que viverei, ou não. Do futuro ninguém sabe!



Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.