fevereiro 22, 2019

Filosofando

Por Elisabeth Santos


Tem gente que não arruma filho porque terá muita despesa. Filho é uma despesa que te compensa com muita alegria.

Tu vais gastar aos poucos. Um bebê precisa de um plano de saúde, mas quem pode dispensar um? O bom de matricula-lo numa Assistência à Saúde desde que nasce, é que se isto for feito mais tarde ficará bem mais caro.

A creche geralmente é oferecida aos filhos dos empregados. Em seguida vem a Escolinha, que tem um preço menor que uma babá exclusiva, para uma só criança.


Escolas socializam sendo esta a grande vantagem: o egocentrismo natural em tenra idade terá nela oportunidade de transformação.


Criança que convive com outras que tem os mesmos interesses, aprende a compartilhar, brincar junta, esperar sua vez, desculpar-se, desenvolver tarefas simples, mas necessárias como guardar brinquedos e objetos de uso comum.


A linguagem flui naturalmente com as disputas inerentes à idade e desenvolvimento da turma.

E assim a criança, que já tem suas normas e limites em casa, chega à adolescência exigindo dos pais maior atenção e cuidados por causa das transformações que sofre. Lembrando aqui, que pais conscientes, tendo um dia passado pela adolescência, têm uma ideia de como seja, e como seus responsáveis os ajudaram naquela fase.

E eis que chega o dia que o bebê de dezoito anos atrás poderá assumir muitas outras responsabilidades, por estar pronto ao título de jovem adulto!

E os pais, com a primeira etapa de muitos gastos terminada... percebem na verdade que foi um investimento válido. Muito válido!

Os gastos, o trabalho, as noites mal dormidas, fizeram crescer um amor que será para toda a vida!

 


--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.