fevereiro 15, 2019

A prata da casa

Por Elisabeth Santos


A expressão “A prata da Casa” nem sempre se refere à peças deste precioso metal, utilizado antigamente para receber visitas importantes. Ouvindo alguma frase do tipo:


_ Albertino é a prata da casa! Recebe a todos com educação, conversa sobre vários assuntos, é bom ouvinte... blá blá blá.

Percebe-se que tal pessoa funciona como um “cartão de visitas” onde se apresenta uma família, um grupo, comércio, associação etc.

Atualmente usa-se a expressão sem ter prata alguma, que dá muito trabalho para limpar e mesmo sem saber direito a origem do comentário, porem com propriedade, diz-se:


_ Essa equipe esportiva significa “a prata da nossa casa, o Brasil”.


É para ser entendido como o melhor dentre os melhores, com que o Brasil pode contar.


Na questão, prata verdadeira, a ser mostrada ao mundo sem medo de errar... “temos para dar e vender” ótimos profissionais do esporte. Sim é uma expressão exagerada. Temos para vender, em primeiro lugar, e doar absolutamente não. Até mesmo porque se for “propaganda enganosa” não se acha quem queira... “nem dado”.

De expressão em expressão, umas na moda, outras caindo em desuso, faz-se uma pesquisazinha na internet para não: “trocar gato por lebre”; Carolina de Sá Leitão por “caçarolinha de assar leitão”; “ir de garfo num dia de sopa”; “tirar o cavalinho da chuva” quando a discussão ainda irá demorar a chegar ao fim.

O que é mesmo: _ “Fazer questão”?

Não estar apenas convidando para um almoço com a “prata da casa”, é claro. Acrescido das palavras: _ “Faço questão” de sua presença neste almoço. – O anfitrião estará ressaltando que não aceitará a recusa ao convite.

Enfim “irado” é uma gíria nova de gente nova, assim como: “da hora”, “doidão”; “zoeira”; “lacrar” e até “crush” para significar paquera!

_ Importa “estar ligado mano” nas novidades, pois gente da era do celular desconhece aonde “a ficha caiu”.

 

Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".     

      
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.