setembro 21, 2016

Países ricos e países pobres, o que os torna tão diferentes?

IDADE? 

A diferença entre os países pobres e os ricos não é a idade do país. Isto pode ser demonstrado por países que têm mais de 2 mil anos como o Egito e a índia, mas têm muita pobreza.

Por outro lado, Austrália, Canadá e Nova Zelândia, que há 150 anos eram países inexpressivos, hoje são desenvolvidos e ricos.

INTELIGÊNCIA?

Executivos de países ricos que se relacionam com seus pares de países pobres mostram que não há diferença intelectual significativa.

RAÇA?

A raça ou a cor da pele também não são importantes: imigrantes rotulados de preguiçosos em seus países de origem são a força produtiva de países europeus ricos. Asiáticos que imigram para os Estados Unidos são mais ricos que as outras etnias e também são mais ricos que seus parentes que ficaram na Ásia.

RIQUEZAS NATURAIS?

A diferença entre países pobres e ricos também não reside nos recursos naturais disponíveis.

O Brasil, por exemplo, tem mais de 500 anos; sua população é formada por diversas etnias; tem representantes de destaque em muitas áreas de conhecimento; possui inúmeras riquezas naturais - terras férteis, minerais valiosos, rios, um imenso litoral; no entanto, o Brasil não é um país rico.

O Japão possui um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda economia mundial. O país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria-prima do mundo todo e exportando produtos manufaturados.

Outro exemplo é a Suiça que não planta cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo. Em seu pequeno território, cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses do ano. Não obstante, fabrica laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno que passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, o que o transformou na caixa forte do mundo.


QUAL é a DIFERENÇA, então?

ATITUDE 

A diferença é a atitude das pessoas, moldada ao longo dos anos pela educação e cultura de qualidade.

Ao analisar a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, ou até mesmo em países em desenvolvimento, especialistas constataram que a maioria segue os seguintes princípios de vida:

1. A ÉTICA como princípio básico.

2. INTEGRIDADE.

3. RESPONSABILIDADE.

4. O respeito às LEIS E REGULAMENTOS.

5. O respeito pelo DIREITO DOS DEMAIS CIDADÃOS.

6. O amor ao TRABALHO.

7. O esforço pela POUPANÇA e pelo INVESTIMENTO.

8. O desejo de SUPERAÇÃO.

9. PONTUALIDADE.

Nos países pobres, apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária.

Somos pobres porque nos falta ATITUDE.

Falta vontade para cumprir e ensinar esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.

É preciso mudar e a matéria-prima para essa mudança é VOCÊ.

Adote uma ATITUDE POSITIVA diante da vida.

SE SUA PARTE PARECE PEQUENA, IMAGINE O RESULTADO QUE TRARÁ QUANDO SOMADA À DE OUTRAS PESSOAS.

A matéria-prima para uma nação bem sucedida é o seu povo, capaz de criar condições cada vez melhores para uma sociedade madura, responsável e digna de respeito e admiração de outros povos.

Este é um convite para que você também adote esses princípios de vida e para que, juntos possamos criar condições para passar, finalmente de um país grande para um grande país.








2 comentários:

  1. Nossa... fundamental espalhar essa ideia pelo Brasil... a falta de atitude é, realmente, a justificativa para boa parte da situação atual!
    Talvez, assim, possamos ter um pouco de esperança...
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, divulgando a ideia de sermos mais comprometidos com valores poderemos alcançar o potencial que o Brasil tem, eu acho. Um abraço.

      Excluir

Leave your comments here.