maio 22, 2015

O rei e a rainha


“Congadas” tem rei e rainha. Às vezes pessoas da alta sociedade são honradas com o convite especial a participar da festa popular como rei e rainha. Vestidos de realezas caminham entre congadeiros ao ritmo do bumbo, tambor, pandeiro, corneta e sanfona. As demais pessoas assistem com respeito, a passagem do cortejo festivo. As letras das músicas nem sempre são entendidas, mas os refrãos são repetidos como se ouvem:

“_ Ói vâmu gênti, ói vâmu gênti, óia i acompanha a bandêra quim la vai na frenti! Ói casa 

rainha cum rei ôôô... só pruquê o rei tem coroaaaaa. Casa a rainha cum rei ôôô... só pruquê u rei tem coroa. Quantu mais a gênti vívi mais a gênti aprendi!”

A tradição popular aproveitava datas religiosas reconhecidas, para homenagear seus santos, mestres, guias ou orixás. Há uma integração de culturas nessas comemorações. Nas festas de São Benedito, e de Nossa Senhora do Rosário ouvia-se esse cantar:

“_ São Binidítu é negro, e é meu protetô. São Binidítu é nêgru e é meu protetô. Eu ia passano numa pônti, a pônti istremeceu. E eu clamei pru São Binidítu i Nossa Sinhóra mi socorreu.”

E assim segue até hoje a procissão que tem particularidades em cada canto do país. Uns dançam em fileira, vão uniformizados, tocam instrumentos musicais e cantam. Outros ainda vão seguidos pelas cavalhadas representando a luta cristã de Carlos Magno contra a invasão moura. 

São essas manifestações de fé, tradição e cultura popular, que fazem o nosso folclore tão diversificado e rico!


--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.