novembro 09, 2014

Na moda, sentindo bem, fazendo o bem.

Modavanti

Depois anos reportando situações corriqueiras da primavera árabe no Egito, os jornalistas David Dietz e Jesse Ayala deixaram a banca de jornalismo para trabalhar como ativistas. Eles estavam profundamente afetados pelos protestos dos locais de conflito que se embrenharam até a volta aos Estados Unidos.

Decidiram mudar o que estava errado no mundo. Onde? Em uma das indústrias mais sujas do mundo, abaixo do petróleo e gasolina, ou seja, a indústria da moda.

Criaram uma plataforma fashion para fazer a transformação que esperavam ver no mundo, a Modavanti. Concentra e divulga a indústria que vale em torno de 4 trilhões de reais e emprega 75 milhões de pessoas no mundo. 

Quando a maioria só olha para a mercadoria na sacola pensando "Legal, paguei bem barato!" ou ainda "Será que vai ficar bem em mim?" esquecem a problemática envolvida na produção industrial. Somente quem está na área sabe e entende, mas não deveria ser assim. Porque não é tão difícil colocar os valores para funcionar de vez em quando.

- Será que usaram produtos tóxicos no tingimento, trabalho ilegal, infantil?

Dito isso, se você ainda não viu o último post e filme sobre a indústria do jeans na China, não perca nem um segundo antes mesmo de começar as compras de final de ano.  Não é ficção, é daquele jeito mesmo! Porque o que você decide levar para casa hoje afeta sim o carinha que vive lá em Bangladeshi.

Sustentabilidade.
Qual a sua bandeira?
Ecologicamente amigável
Comércio justo
Reciclado
Feito nos Estados Unidos
Vegan
Orgânico
Feito à mão
Energeticamente eficiente

Isabela: designer, especialista em tecidos automotivos, estudou design de produto e psicologia clínica, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país e seguindo uma dieta sem-as-coisas-legais, por isso gosta de compartilhar as coisas interessantes que encontra pelo caminho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.