julho 02, 2019

Rogai por nós Santo Antônio

Por Elisabeth Santos


Em sentido horário: Igreja de Santo Antônio em Lisboa, breve história do Santo, imagem do Santo com o Menino no Museu que fica ao lado da Igreja, painel sobre um dos milagres do Santo e interior da Igreja em Lisboa, Portugal. 

Quem for ao Museu Santo Antônio em Lisboa poderá constatar o milagre dele de bilocação, ou seja... De ter tido o poder de estar em dois lugares ao mesmo tempo! Está fixado na parede o quadro de Frei Antônio celebrando numa igreja e cantando em outra bem distante dali, ou num Senado defendendo possível criminoso.

Ao observador atento não passam despercebidos os azulejos, pintados em azul em paredes externas, com outras histórias incríveis do Frei canonizado Santo da Igreja Católica:

_Os peixes pondo cabeça fora d’água para ouvir teológicos sermões...

_ O burrinho de carga ajoelhado diante da Hóstia Consagrada...

_ Jesus menino, fazendo-lhe companhia num facho de etérea luz...

_ Curando doentes, ressuscitando mortos, achando desaparecidos e até arranjando bom matrimônio a quem pedisse com fé...

“Eu pedi a S. João, que me desse um matrimônio. São João disse que não... Isso é lá com Santo Antônio”.

Assim sendo, aquele nobre batizado Fernando Antônio de Bulhões, tornou-se o santo mais popular de todo mundo católico!

Tendo residido em Pádua, esta cidade italiana mais a capital dos portugueses guardam muito da história, e devoção ao Frei seguidor de Francisco de Assis.

“Santo Antônio casa, São João batiza, mas pra entrar no céu... São Pedro é quem autoriza!”
_ O melhor é ser devoto (a) dos três!

Beth visitando a Igreja e Museu de Santo Antônio.
Maquete da procissão do Santo pela cidade de Lisboa com as devidas paradas em Igrejas representativas da história da cidade e do Santo.

A festa junina em Lisboa comemora todos os santos padroeiros de cidades portuguesas com monumental procissão (também denominada desfile); muitas cores, trajes típicos, turistas de diferentes idades posto que, os mais velhos seguem preceitos, os jovens procuram seus afins, as famílias levam os filhotes!

A animação é total, com segurança, fartura de sardinha na brasa, exposições artísticas, feiras culturais, e tudo de bom!

É no final da primavera com ares de verão, que acontece a festança imperdível que nós brasileiros herdamos dos colonizadores. Entretanto aqui é inverno e fazemos uma grandiosa fogueira para aquecer todos os corações, sob olhares dos Santos retratados em bandeiras de altos mastros.

“Com a filha de João, Antônio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva... Na hora de ir pro altar! E no fim dessa história, ao apagar-se a fogueira, João consolava Antônio... que caiu na bebedeira.”

_ Rogai por nós, que não somos santos!

Cada qual se diverte como pode numa festa que caiu no gosto popular e põe todos muito à vontade no ecletismo que representa.

Imagem do Santo e as sardinhas do Festival que acontece durante a festa de todos os Santos.




Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.