maio 31, 2019

Curitiba

Por Elisabeth Santos

A capital de temperaturas mais baixas! A cidade mais organizada e limpa! Paraíso dos turistas o ano inteiro! Atrações diversificadas! População simpática e acolhedora!

São tantas coisas boas que ouvimos de quem vem de Curitiba... dá vontade de ir lá conferir.

Você poderá ir de avião, se estiver bem distante da capital do estado do Paraná, mas existem bons serviços de ônibus, para quem preferir ir curtindo a paisagem sem pegar no volante.

Há excursões de excelente qualidade através de agências de turismo.  Escolha uma que você já tenha uma referência, de parente ou amigo, para conhecer Curitiba sem preocupar-se com detalhes do planejamento, podendo ter uma ideia geral de tudo que é oferecido ao visitante. Foi o que fiz.

Os hotéis estão prontos para atender hóspedes dos mais exigentes, pois seus funcionários são qualificados para priorizar o “bem servir”. Mesmo em excursão, em época de temporada ou feriado emendado com fim de semana, com a reserva feita você poderá constatar o ótimo nível de serviço oferecido pela rede hoteleira local. O número de funcionários cresce na mesma proporção.

E ainda, nós excursionistas, pudemos ficar bem no centro antigo de Curitiba, onde acontecia uma feira de artesanato bem interessante.

Visitas ao Jardim Botânico, Ópera de Arame, Parque Tanguá e Unilivre estão entre as imperdíveis. Tudo muito diferente e lindo.

O Museu Oscar Niemeyer, popularmente chamado Museu do Olho, é um local completo para se passar um dia com a família, pois tem espaço adequado a atividades livres, além das programadas pela administração. A agenda é rica nas modalidades: show, apresentações, festivais e oficinas. Aí não basta estar na cidade por um dia. Como a entrada aos idosos, assim como aos muito jovens é ofertada... Voltei lá!

Para os que vieram de um café colonial servido no hotel da excursão, uma chegadinha à lanchonete do MON é suficiente para aproveitar o passeio sem precisar sair dali.   

Em matéria de cultura artística esse museu está entre os maiores e mais completos do mundo: a obra arquitetônica de Niemeyer chama a atenção pela novidade de um túnel branquíssimo que conduz à subida ao salão de exposições itinerantes, e vista paisagística urbana inigualável.

Logo no primeiro piso ficam as maquetes das principais obras do nosso ilustre arquiteto que projetou pelo mundo afora. Fez do nosso país o primeiro da América Latina a ser reconhecido também por essa atividade de engenharia arquitetônica em concreto armado.

Além disso, espaços do MON exibem mais de quatro mil obras de arte assinadas por nomes nacionais e internacionais, e continuam investindo no crescimento constante do acervo!

Quando chegou o dia da despedida, ainda queríamos fazer uma viagenzinha de trem até Morretes, mas deixamos para a próxima.

_ Até mais ver Paraná!


Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.