dezembro 01, 2017

Chuchu e Xuxuzinho

Por Elisabeth Santos


Coleciono em meu caderno várias receitas de chuchu para as refeições cotidianas. Como tem suave sabor, chuchu combina com muitos outros: azeitona, carne, camarão, queijo, ovos etc.

Quem estiver no comando do fogão poderá experimentar complementos diversos, temperos exóticos, e novas maneiras de apresentação do prato, fugindo do tradicional refogadinho. Em salada, empadão, suflê ou simplesmente num molho branco coberto de queijo ralado, o chuchu mudará de cara sem perder suas boas propriedades.

De brincadeira ouve-se por aí, que este fruto tem três vitaminas, a saber: “A” de água; “B” de bagaço; “C” de casca. Não é bem assim, entretanto. Numa pesquisa “internética” é possível desvendar os componentes secretos desse alimento. A quantidade de ingestão, para aproveitamento total de seus benefícios ao organismo... Desconheço.

Se acaso for recomendado para todo dia, um prato cheio, pode-se enjoar como se enjoa de qualquer outro alimento que não seja arroz/feijão.

Quanto ao xuxu e ao xuxuzinho, são expressões carinhosas reinventadas, e muito utilizadas pelas pessoas para: elogiar, demonstrar carinho e agrado.

Observando o chuchu quando nasce e está em fase de crescimento, é fácil saber donde veio inspiração para frases elogiosas usando “xuxuzinho” como adjetivo.

Observem.





--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.