janeiro 22, 2016

“Top Five” das férias

Por Elisabeth Santos

Assim fica uma praça nas férias escolares. Apinhada de gente!

Férias escolares, tudo de bom!

Não importa se chove muito ou se o calorão castiga, mudar de ambiente, conhecer novas paisagens, rever familiares e amigos distrai os estudantes.

Perguntado a alguns, o que mais gostaram nesse período de descanso dos livros, cadernos e cálculos, acharam por bem responder com uma lista de cinco itens iniciada pelo quinto colocado.

Em quinto lugar o rapazinho de oito anos propôs:

O jogo de bola com os primos no quintal da casa dos avós; em quarto lugar o churrasco preparado por seu pai para todos da família; em seguida o espetáculo dominical circense em companhia de seus amigos; aprender pingue pongue; e em primeiro lugar... Ouvir de sua mãe que poderiam voltar nas próximas férias!

Só assim animou-se a arrumar a mochila para viajar de volta ao lar.

Os “Top Five” de seus colegas tinham pequenas variações: os jogos de tabuleiros; a festa de aniversário com número do “Mágico”; passeio ciclístico com os primos; visita à fábrica de balas; e a certeza de que poderiam “bater papo” pela net quando quisessem.

Os adultos ali ouvindo propuseram listagem de pratos gostosos da temporada. Foi uma gritaria geral, pois todos queriam dar palpite: em quinto lugar ficou a lasanha preparada em conjunto; em sequencia o surpreendente bolo de milho verde que é todo amarelinho; o sushi e o sashimi do shopping; e em primeiríssimo lugar, votado pela maioria... O churrasco saboreado na copa, servido pela janela, com churrasqueira montada na varanda por causa da chuva inesperada! 

Sobre os momentos de risadaria, nem houve “Top Five”, vai ficar para sempre na lembrança das férias a pequena de três anos, juntando moedas da festa dos “Santos Reis”, reunindo a turma e anunciando na maior empolgação:

_ Agora eu vou fazer uma chuva de moedas para ver quem pega!- E com as mãos em concha, cheinha de moedas, jogou a dinheirada para o alto provocando o maior alvoroço.

_ Até as próximas férias gente!



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.