julho 20, 2015

Você está indo à feira de Scarborough?

“Are you going to Scarborough fair”…

(imagem: divulgação da internet)

Todos já ouviram alguma versão dessa música tradicional inglesa de origem medieval que tem estilo de cantiga e faz alusão a uma famosa e movimentada feira daquela época. Sabe-se que a feira de Scarborough era um dos pontos comerciais mais badalados da Inglaterra na Idade Média.


Canção simples, que costuma ser dividida em duas vozes, uma masculina e uma feminina, também tem uma interpretação romântica, onde o homem se declara para seu flerte dizendo a partir dos nomes das ervas - respectivamente – salsa, salvia e alecrim que quer que a moça seja a mãe de seus filhos; que é fiel e para que ela pense nele.

Interessante é notar o caráter atemporal de uma canção. Como pode uma composição de autoria desconhecida e tão antiga sobreviver por tanto tempo? Gravada por inúmeros cantores ela encanta e traz um sentimento de complacência a todos que ouvem.

Aqui você confere uma versão da música gravada pela dupla Simon e Garfunkel:


Versão do grupo das artistas irlandesas Celtic Woman:


Versão da cantora inglesa Sarah Brightman:


Versão do grupo holandês de música folk Omnia:




Outros posts da Amanda você vê aqui.


--
Amanda é estudante de Filosofia e mora em Ouro Preto – MG. Lança no mundo um olhar contemplativo e é por isso que pode trocar informações e curiosidades sobre tudo o que gosta e experimenta: ideias, arte, saúde, ética, estética, e o principal: pessoas, além de lugares e natureza.

Um comentário:

  1. Legal, Amanda! Medievo é meu fraco, bem sabes. Parabéns pelas postagens no blog

    ResponderExcluir

Leave your comments here.