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GERENCIAMENTO DE PROJETO Início e planejamento. Projeto e lançamento. Performance e controle. Final do projeto. |
Recaptulando, operações cotidianas são continuadas e por isso não são projetos. Um projeto tem (sempre) um fim, seja por qualquer dos 3 motivos citados na aula anterior.
Além disso, projetos são únicos. Eles nunca foram feitos mesmo que existam outros na mesma categoria. Um exemplo: o iPhone foi um projeto da Apple que nada tem a ver (enquanto projeto) com o smartphone da Samsung embora sejam estilos similares de telefones. Isso porque cada empresa teve um projeto único, com características específicas às suas demandas.
O fato de haverem fatores repetitivos dentro do projeto também não muda a característica de singularidade do mesmo. Fatores repetitivos são por exemplo os vários celulares feitos antes da versão comercial ser definida, sejam eles protótipos .
Mesmo havendo repetições, um projeto é algo que progride com o tempo e demanda etapas que são definidas logo no início. Essas etapas, muitas vezes só serão compreendidas no decorer do projeto, o que, às vezes, causa sentimentos contraditórios em áreas gerenciais.
Um ano num projeto de TI - dia 19 O seu projeto está indo bem? Aparentemente. (...) Começamos 5 anos atrás e até agora ninguém nos parou. Mais tirinhas aqui no Geek and Poke. |
Uma coisa é certa, no começo, todo projeto é duvidoso. Quer seja por sua característica única dentro da empresa ou por se tratar de algo realmente inovador para o mercado. Daí a grande importância das verificações em cada etapa, juntas elas formam o ciclo de vida de um projeto.
Cada fase possibilita um ou mais resultados e também uma forma de verificação. Exemplos, levantamento de necessidades, briefing, implementação, documentação, laçamento, entre outras.
Fica implícito que uma fase mais avançada só acontece após bons resultados na fase anterior. Entretanto o fast-tracking acontece quando uma fase tem início antes da anterior ser finalizada, mas porque os riscos valem a pena. Neste caso, tanto cultura quando estrutura empresarial vão influenciar na decisão de antecipar etapas. É comum vermos o lançamento de um produto (um carro por exemplo) meses antes de haver um número razoável de unidades produzidas e colocadas nas concessionárias.
Você vai percendo o quanto a estrutura da empresa vai definir a maneira das pessoas e o poder delas ao executarem o projeto. Com o tempo e o aumento da complexidade das organizações, os gerentes viram perceberam como as atividades estavam fragmentadas. Então há uns 30 anos ocorrem mudanças de mentalidade empresariais para driblarem a rigidez estrutural atravez de uma estrutura projetizada.
A estrutura projetizada exige:
- velocidade de resposta
- orientação para o mercado
- obtenção de diferentes áreas de conhecimento
- multiplicação das novidades tecnológicas
- confiança e compreensão da diretoria e presidência
Quando uma corporação se organiza de maneira funcional, os gerentes funcionais do projeto controlam tudo, inclusive orçamento, o que geralmente significa um projeto no prazo e dentro do orçamento previsto. Isso porque o gerente tem autonomia de contratação de mão de obra específica para certas etapas do projeto.
VANTAGENS
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DESVANTAGENS
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Grande
flexibilidade no uso de recursos humanos.
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O
departamento funcional se ocupa de uma só atividade.
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Especialistas participam de vários projetos.
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Não
se delegam tarefas.
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Os especialistas
podem compartilhar experiências.
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O
foco não está no cliente, por isso a resposta ao cliente é lenta.
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O
conhecimento tecnológico continua mesmo quando sai um funcionário.
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Baixa
motivação dos integrantes e substimação do projeto.
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Proporciona
o crescimento dos envolvidos.
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Não
tem abordagem integral.
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