maio 01, 2012

Introdução ao Gerenciamento de Projeto


Os projetos servem para criar novos produtos e introduzir mudanças ou inovações e para ser um bom gestor de projetos é preciso preciso antes de tudo saber organizar.

O planejamento de projetos é uma área que cresce a cada dia. Ele se adapta ao cenário de grandes transformações e à velocidade das mudanças que devem ser alinhadas à estratégia da empresa.

A importância desse profissional se dá principalmente pela atual competição global em quase todos os setores. Também porque as organizações precisam de respostas eficazes e rápidas que respeitam as limitações de tempo, de custo e as especificações técnicas do projeto.

História

O primeiro grande projeto que vem à mente de qualquer um é a construção de uma pirâmide no Egito, datadas de 2780 a.C.. Entretanto podemos pensar também em diversos outros momentos onde o gerenciamento empírico existiu sem essa terminologia técnica.

Na última metade do Séc. XIX aumenta a complexidade dos projetos devido à Revolução Industrial que alterou estruturas e instalou o Capitalismo. Exigindo mais do gerente de projetos, o novo modelo social gerou maior necessidade de sistematização e orientação às empresas.

Construção da Transcontinental 

Grandes projetos governametais, como a construção da ferrovia transcontinental  americana alavancaram esse crescimento. Era necessário gerenciar manufatura e montagem, além de grandes quantidades de matéria prima e trabalhadores.

No Séc. XX Frederick Taylor se interessa pelo tema e começa a aplicar o raciocínio científico para analisar e melhorar o fluxo de trabalho. Aplicando a teoria ao que era antes só era conseguido com aumento de horas pelos trabalhadores conseguiu lugar de destaque na história de gerenciamento de projetos.

Diagrama de Gantt.

Henry Gantt, sócio de Taylor estudou então a ordem de operações no trabalho que a construção dos navios que participavam da II Guerra Mundial demandavam. Ele inventou um diagrama com barras de tarefas, marcos, sequência e duração que se tornariam a mais poderosa feramenta de projetos. Os diagramas de Gantt foram alterados nos anos 90 com as adições de linhas de ligação entre as tarefas.

Foi a Segunda Guerra Mundial que trouxe a complexidade e exigiu métodos mais efetivos para o planejamento de projetos. Surgiram então a pesquisa operacional e a análise de sistema. Esta última seria a base da engenharia de sistemas.

Caminho Crítico.

Ainda depois da Segunda Guerra as relações humanas e a psicologia industrial também participam do gerenciamento de negócios. Novas estruturas como o PERT (Program Evaluation and Review Technique) e o método de Caminho Crítico (Critical Path Method - CPM) são divulgadas entre gerentes de projetos para uma maior interação de negócios.

Nesse caminho, os negócios viraram um organismo quase vivo, com estruturas similares as de um corpo humano. Implica que para um negócio sobreviver todos precisam trabalhar juntos visando metas ou projetos específicos.

Chegamos a 1960 e o gereciamento de projetos se formaliza como ciência. As organizações que até então estavam de fora da jogada entendem a necessidade de interagir para a manutenção da liderança.

Foi quando Jim Snyder, um dos cinco profissionais da gestão de projetos da NASA fundou o PMI (Project Management Institute) que é atualmente a maior instituição internacional dedicada ao conhecimento e aprimoramento das atividades da área. Depois de 1970 outra grande evolução acontece nas áreas de aplicação ligada aos projetos de informática, à construção e montagem de obras de grande porte.

Até então o conceito de gerência de projeto designava empreendimentos físicos que atendiam a especificações de qualidade e limites de prazo. Essa linha é hoje chamada de clássica e constitui a linha clássica de gerenciamento.


Na forma moderna de gerenciamento o projeto é liderado por um gerente de projetos qua agrupa pessoas em um time garantindo integração e comunicação dos fluxos de trabalho entre diferentes departamentos.

Atualmente 25% dos PIB mundial é gasto com gerenciamento de projetos. Empregando 16,5 milhões de pessoas tem cada vez mais necessidade de qualidade, rapidez e baixo custo.


Referências:

CODAS, M. M. Benitez. Gerência de projetos – uma reflexão histórica. Revista de Administração de Empresas – RAE, n. 27, jan-mar, 1987.

PMI – Project Management Institute. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 4 ed. Pennsylvania, 2008.

TORREÃO, P. G. B. C. Project Management Knowledge Learning Environment: Ambiente Inteligente de Aprendizado para Educação em Gerenciamento de Projetos. 2005.

Frederick W. Taylor (1856 - 1915)

Henry Gantt (1861 - 1919)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.