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Para o PMBOK um time bem ajustado é a chave do sucesso do gerenciamento de projetos. Também são necessários processos para o uso mais efetivo dos recursos humanos, em geral para enfatizar o desenvolvimento das competências desses funcionários. Por exemplo; diferenças entre grupos geram resultados diferentes, melhores ou piores. Eles tem a ver com dinâmica, papéis, comprometimento, autoridade e relacionamentos entre os membros de uma equipe de projeto.
Existem basicamente dois tipos de atividades a serem realizadas numa empresa que são:
1) Ações contínuas e repetitivas como as tarefas do dia-a-dia e
2) Atividades que viabilizam novas ideias, os tais projetos.
Todos os serviços, sejam eles contínuos ou projetos têm em comum algumas características:
a) São executados por pessoas,
b) Tem recursos limitados e
c) São planejados, executados e controlados.
Somente no projeto é considerado um esforço temporário para a obtenção de um objetivo específico onde a gerência pode ser aplicada independente de tamanho, orçamento ou cronograma.
As características específicas de um projeto são:
1. Pessoas
2. Custo
3. Prazos
4. Objetivos
5. Qualidade
6. Riscos
Por isso o projeto é considerado uma atividade (temporária e única) diferente da atividade contínua (diária) que cria um produto ou serviço único. Sendo temporário e importante deve ter começo e final definidos. O ineditismo se deve à organização onde está sendo aplicado, não importanto o quanto seja, ou não, inédito para o mercado em geral.
Além disso, deve ser desenvolvido em todos os níveis da organização, envolver uma ou mais pessoas, uma ou várias unidades da empresa. Pode ser realizado em poucas horas ou em muitas, mas sempre crítico para a estratégia de negócios da empresa.
Importante: Temporário não quer dizer curto. Temporário tem a ver com a natureza do projeto, mas não com o produto.
O final de um projeto acontece somente quando:
a) O objetivo é alcançado,
b) Os obejtivos não são alcançados (nunca),
c) Não é mais necessário.
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