Novos produtos, serviços e procedimentos são concebidos por projetos e por isso as empresas adotam cada vez mais métodos para gerenciar projetos.
Segundo o PMI 2000, gerenciar um projeto é coordenar atividades para atingir expectativas de indivíduos ou organizações. Esses podem estar envolvidos no projeto diretamente ou podem ter interesses que serão afetados positiva ou negativamente na conclusão ou durante a execução do projeto.
Para a ISO 10006 o gerenciamento de projetos inclui planejamento, organização, supervisão e controle de todos os aspectos num processo contínuo que visa alcançar objetivos.
No PMBOK está descrito como a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender ou superer as necessidades e expectativas que os interessados possuem no projeto.
Atualmente há uma mudança de paradigma na administração de projetos. A matéria tem deixado de ser rígida e mecânica, como a engenharia, para ser mais flexível. Considerar as adaptações dinâmicas da atualidade é um dos objetivos dessa profissão.
Atender e superar necessidades e expectativas requer equilíbrio de:
a) Escopo, tempo, custo e qualidade;
b) Partes interessadas com necessidades e expectativas diferentes;
c) Exigências identificadas, ou seja, necessidades e exigências não identificadas, chamadas de expectativas.
No processo de gerenciamento de projeto são necessários aprimoramentos de administração de 9 áreas do conhecimento, alguns essenciais, outros facilitadores. Todos eles são peças chaves nas relações de gerenciamento e gerenciamento de projeto.
Os ciclos de vida dos projetos segundo Moraes (2008).
"Procediments técnicos de transferência começam e terminam dentro do ciclo de vida do projeto. Antes da etapa seguinte, a anterior é verificada, mas podendo acontecer de uma etapa começar mesmo antes de outra acabar desde que os riscos sejam aceitáveis. Paralelismo é o nome dessa técnica de compressão do cronograma."
Assim como projetos, os ciclos de vida são únicos e com tempos diferentes. Os ciclos de vida de um projeto pode incluir formulários, gráficos, genéricos ou detalhados. Podendo ter listas de verificação para estruturas e control, eles são definidos a partir do:
1) Trabalho a ser realizado em cada etapa;
2) Entregas a serem feitas nas etapas, além da revisão, verificação e validação;
3) Envolvidos em cada etapa; e
4) Controle e aprovação de cada etapa.
As características gerais de um projeto são:
1. Fases em sequência definidas por formulários de transferências com informações técnicas ou componentes.
2. Custo alto que vai se reduzindo conforme o projeto se aproxima do final.
3. Alto risco que diminui até o final do projeto.
4. Alta capacidade de mudança das características no início.
Devido às características citadas e custo limitado é compreensível que algumas empresas solicitem planos de viabilidade ou análises similares antes do início de um projeto.
Somente a gestão eficaz do ciclo de vida de um projeto pode determinar o sucesso do mesmo, pois as empresas dependem de resultados objetivos e rápidos. Tempo de execução e conclusão são os pilares do sucesso.
Continua...
Perdeu a primeira aula? Introdução ao Gerenciamento de Projeto.
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