fevereiro 15, 2016

Sabia que Ouro Preto em Minas Gerais é a cidade da pedra-sabão no Brasil?

Ouro Preto, Minas Gerais.

Não é difícil de encontrar alguma dessas peças nos lares ou cozinhas e escritórios por todo o país ou até no exterior. Ouro Preto envia seus utensílios e artigos de decoração feitos em pedra sabão para o Brasil inteiro...  e os gringos ou brasileiros que moram fora por vezes carregam alguma coisa feita desse material.

Mandalas, porta-incensos, caixinhas e porta-retratos.

A feirinha de Pedra sabão de Ouro Preto – MG fica localizada no Largo de Coimbra, em frente à Igreja São Francisco de Assis no Centro da cidade e conta com a nota “4” em “5” no Trip advisor.

Porta-jóias e caixinhas.

Sabia ainda que os vikings por aquelas bandas do norte europeu na antiguidade já usavam a pedra sabão para fazerem seus utensílios domésticos? As peças feitas por essa matéria prima, além de serem rústicas e passarem um ar e requinte medieval também são eficazes e bonitas, além disso, são a fonte de renda de boa parte da população da região de Ouro Preto, MG.

Panelas, pimenteiras e copinhos de cachaça.
Vasos.
Tabuleiros de xadrez.

Religiosidades.

Milton dos Santos - 42 anos, possui além de clientes locais, turistas brasileiros –seus maiores fregueses - e estrangeiros, trabalha no atelier com sua família há 30 anos, antes de sua geração seus pais e avós já trabalhavam com a pedra sabão. Para ele com o tempo o artesão vai se aperfeiçoando, desenvolvendo novas técnicas, tendo mais facilidade e criatividade para produzir peças diferentes. O diferencial do trabalho da família é o carinho e capricho com que os 8 irmãos lidam com as peças.

Os telefones de contato para quem tiver interesse em compras por atacado e varejo são:
(31) 9 8612 8358 e (31) 9 8748 2634

Saboneteiras de Luana Costa (35) 9 9843 0528.

Segundo a WikipédiaEsteatito (também pedra de talco ou pedra-sabão) é o nome dado a uma rocha metamórfica, compacta, composta sobretudo de talco (também chamado de esteatite ou esteatita) mas contendo muitos outros minerais como magnesita, clorita, tremolita e quartzo, por exemplo. É uma rocha muito branda e de baixa dureza, por conter grandes quantidades de talco na sua constituição. A pedra-sabão é encontrada em cores que vão de cinza a verde. Ao tato, dá uma sensação de ser oleosa ou saponácea, derivando-se daí sua designação de pedra-sabão. Existem grandes depósitos, de valor comercial no Brasil, em maior escala no estado de Minas Gerais.



Mais posts da Amanda você vê aqui.


--
Amanda é estudante de Filosofia e mora em Ouro Preto – MG. Lança no mundo um olhar contemplativo e é por isso que pode trocar informações e curiosidades sobre tudo o que gosta e experimenta: ideias, arte, saúde, ética, estética, e o principal: pessoas, além de lugares e natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.