fevereiro 12, 2016

Outras Campanhas

Por Elisabeth Santos

Igreja de São Sebastião

No Colégio, alunos conversando sobre o feriadão que se aproximava, contavam para onde viajariam a passeio. Quando o rapazinho, novato naquela escola, disse que iria para Campanha com seus pais todos queriam saber: se seria uma Campanha Eleitoral, ou Campanha da Vacinação, ou outra mobilização qualquer onde os pais do colega trabalhariam no feriadão.

Nenhuma das opções! A família viajaria para uma cidade chamada Campanha.

Falando das variações sobre um mesmo tema, na aula de Filosofia o professor dizia do respeito que devemos ter com a crença dos outros, que cada qual é livre na escolha de um, ou vários deuses para seguir. Um dos alunos sai com essa:

_ Uai! Existe mais de um Deus?

Dali a pouco a turma foi convidada a ir até à biblioteca, e ali entre livros, enciclopédias, e periódicos constatam existir no mundo um país de tolerância máxima com religiões e deuses: a Índia.

Lá a pluralidade é bem aceita.

Voltando ao assunto CAMPANHAS, e puxando para o lado religioso, este ano a “Campanha da Fraternidade” da Igreja Católica é intitulada: 

“Fraternidade, Igreja e Sociedade”.

Na Oração o fiel pede a Deus Pai, “que envie o Espírito da Verdade para que o mundo se torne justo e solidário”.

Fraternidade, para quem ama o próximo como a si mesmo, é tudo o que a Humanidade necessita no momento.

Esta é a esperança que têm os cristãos desde que Jesus veio a ensinar o Amor ao próximo e, infelizmente, a Humanidade parece se distanciar a cada dia mais, e mais do exemplo Dele!




--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.