fevereiro 21, 2020

Coisas de vovó

Por Elisabeth Santos


Um neném passa a não ter cólicas aos três meses de vida. É a grande esperança que temos ao lidar com um recém-nascido. No decorrer dos primeiros noventa dias, seus pais ficam pensando no porquê de tanta dor num ser tão pequenino, que acaba de chegar ao mundo. A Ciência responde atribuindo ao amadurecimento do aparelho digestivo. O jeito é ter paciência, e aguardar.

E o período de cólicas passou!

Notamos que hoje o bebê é bem mais feliz. Acorda de manhãzinha emitindo uns sons que não tem nada a ver com choro. Mama. Fica acordado brincando com as mãos. Leva-as a boca. Sabe que tem os bracinhos para movimentar e parece dar uns golpes a esmo, pois sua coordenação é pouca.

Atingindo sua própria face abre a boca num choro de susto. Quem está por perto lhe faz um carinho, conversa com ele que parece responder.

É uma fase interessante. A criança imita quem lhe dirige a palavra. Sorri. E a gente até acha que ela está entendendo tudinho.

Adulto: _ Você é o príncipe reinante nesta casa, não é mesmo?

Neném sabido: _ É... é.

Vovó: _ Então o que o menininho vai querer no almoço?

Neném: _ Agú... agú!

Mamãe: _ A vovó pode fazer o angu, mas você não vai provar...

Vovô: _ Mas você meu netinho esperto, vai passear de carro comigo. Não vai?

Netinho: _ Ô... ô...ô...

Responde o pequeno afirmando que vai com o ‘vô sim.

Ele ama passear de carro. Fica tranquilo. Tira uma soneca.

Nós adultos gostamos muito dessa fase quando interpretamos os sons que as crianças emitem. Algumas vezes elas nos surpreendem. Temos curiosidades, e queremos saber o que um bebê de um país com outro idioma quer dizer balbuciando “Man”, por exemplo.

Vamos consultar a Internet?

São muitas as mudanças de um recém-nascido ao terceiro mês: Ganha peso, altura, olha com atenção os brinquedos, sorri para sua imagem no espelho, sustenta a cabeça por uns segundos, esforça para virar o corpo de lado, e é hora de cuidar em não deixa-lo sozinho fora do berço.

E a conversa com o neném continua:

_ E aí meu pequeno? Vai mesmo passear de avião com a vovó?

Coincidência ou não... Ouvi um balbucio:

_ In... inn...

Seria uma resposta positiva?

Cedo ainda para afirmar.

No colinho da minha vovó.







--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.