fevereiro 14, 2020

O neném

Por Elisabeth Santos


Ele entrou no quarto mês crescido, gordinho e muito sabido. Descobriu novos sons. Saiu do “agui”, “agú” e experimentou um som gutural no “agruuu” que a gente interpreta como uma vontade precoce de encarar Agronegócio. Não é só excesso de imaginação de vovó Coruja. Existindo muito verde ao redor da casa, e passeando pelo quintal com o neném nos braços, observei o quanto ele dirige seu olhar curioso, para os galhos das árvores balançando ao vento. Interpretei seu “agrú” como Agro porque pronuncio “o” com a sonoridade de “u”. Assim ficamos em nosso diálogo mais que precoce:

_ Então Tonico você pretende trabalhar com Agro?

E Tonico repete:

_ Agruuu, agruuuu...

É divertido e ambos sorrimos.

Sei que nenéns balbuciam, talvez tentando imitar o que ouvem no ambiente familiar. Acontece aqui uma disputa: alguém quer ouvi-lo dizer ‘vô; outra pessoa quer que seja “papaa”, mas estou afirmando que seu primeiro balbucio, reconhecendo a progenitora, será mamã!

Não fizemos aposta, porém Tonico terá de repetir o feito diante de outras testemunhas, que não seja o ‘vô, o “papaa”, a mamã... ou quem estiver na fila a ser eleito: “O(a) predileto(a) do neném!

Título este considerado muito importante, até mesmo honroso para quaisquer dos membros da nossa família.

E não é que uma tia avó manifestou outra possibilidade?

_ Acho que ele vai dizer Titi...

E a cuidadora retrucou:

_ Pode ser que ele diga Bá...

Antes que o pet resolvesse manifestar-se com seu “auau” insistente, alguém resolveu manda-lo de volta para sua casinha.









--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.