junho 18, 2019

Precauções de Viajantes

Por Elisabeth Santos


_ Se fores convidado a um tour de uma semana por um lugar desconhecido de ti, e do qual ainda nem tiveste manifestado desejo de ver in loco? O que farias?

Eu recomendaria que livrasses de ideias preconcebidas e aceitasses de bom grado o convite do amigo.

Se tiveres como verdade irrefutável, que “a primeira impressão é a que fica guardada para sempre”, evites formar uma opinião assim de primeira espiadela.

Que tentes ver poesia numa entrada residencial que miscigena telhado de vidro e arbusto de folhagem de três cores, vários tons, transparecendo qual vitral colorido aos raios solares. Assentado num tamborete do alpendre que antecede a porta principal, voltes o olhar para cima e observe. Não é de mentirinha. É real e tu só mudaste o enfoque.

Chove lá fora? Corras para dentro, e curtas a acolhida. Serão tardes de leres, escreveres pesquisando na internet, ou de jogos de tabuleiros, cartas ou pingue pongue com o (a) anfitrião (ã) querido (a).

Se ao contrário de tudo isto, o “uber” que pegaste no aeroporto através do aplicativo em teu celular vai deixa-lo à frente de um pórtico da idade antiga (ou antes), e tu olhas assustado para dentro do Pátio que tem nome nobre... E vês primeiramente o latão de lixo; seguidamente um varal de roupas na janela do terceiro andar do prédio; e finalmente uma porta de duas folhas, alta suficiente para um gigante passar com folga... Achares ter visto um casalzinho a se despedir num amasso?

Posso sugerir-te não tirares conclusão nos moldes de tua cultura?

O motorista já te garantiu ser aquele um local de hospedagem que está na moda entre jovens. Só pode ser! São cinco andares de escadaria renovada e linda, sem elevador! Quanto romantismo poderás começar a enxergar ali! Sob nova ótica, aquele varal poderá ser meramente decorativo. Não observastes uma vitrine de loja chique exibindo ‘trás do vidro outro utilitário daquele, repleto de roupas rendadas balouçando à brisa de um ventilador escondido? _ Pois é!

Assim sendo aproveites os dias que estarão por vir neste embarque de surpresas a cada passo, ou esquina, aberto a renovares conceitos e curtires muito o presente.

Te desejo venturosa estada na localidade que nem estava programada por ti. Certamente estarás no destino certo, em concordância com tua estrela guia.



 Clique aqui e role o cursor para ler outros Contos da Beth.

--

Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos que são temperadqs com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.