junho 14, 2019

E-mail

Por Elisabeth Santos
 


Depois da carta escrita em papel com caneta esferográfica, posta no correio com selo... chegou a vez do email, que é uma carta eletrônica. Escreve-se num teclado de computador, e por lá mesmo, via internet vai a carta para a pessoa a quem se destina. Envelopes escritos à mão, ou à máquina de escrever, com destinatário e remetente foram passados para trás por essa nova forma de correspondência. A resposta ao que você escreveu no email poderá chegar em instantes, não em dias e mais dias. São muitas suas vantagens oferecidas através de teclas: lista de nomes e endereços; destaque para o assunto contido no texto; rascunho; arquivo morto; lixeira; segurança; calendário; filtragem; arquivos; sinalizador; impressão; um ou mais destinatários; resposta, etc.

Ao se desenhar um envelope daqueles que seguem através da empresa de correio, usa-se muito mais o verso do que a frente dele, que geralmente é onde se fecha o conteúdo ali introduzido. O resultado disso: de vez em quando aparece uma carta com destinatário escrito no lugar do remetente; remetente identificado na face do envelope. Se passar pelo olhar atento do “postalista” seguirá corretamente. Se passar só pela máquina franqueadora... retornará ao remetente!

E o email foi evoluindo, aceitando muitos tipos de anexo, prestando ótimos serviços.

Passado para tras em quilômetros pela mensagem via telefone celular à mão e ouvido do interessado, chegou-se aos “phones” que tem o sistema Wi-Fi e recebem denominação segundo o gosto do fabricante.

E assim prosseguem todos, cada qual eleito pela preferência do usuário, ou do proprietário, inclusive aquele que acompanha tendências, e aguarda a próxima novidade.

 A Empresa de Correios não acabou. Diversificou! A Internet acessada por computador doméstico, ou não, transbordou de redes sociais possibilitando ao mundo inteiro “se encontrar” conectando; outras inovações conseguidas pelos acertos tecnológicos avançaram em comunicação.

O email, permanecendo na preferência de empresas e pessoas que trabalham à frente de um computador com acesso à internet, continua atualíssimo!




 Clique aqui e role o cursor para ler outros Contos da Beth.

--

Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos que são temperadqs com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.