setembro 28, 2018

Chuveiros

Por Elisabeth Santos


© Raphaelgunther

Ah que delícia uma chuveirada num dia quente, num chuveiro bom! Não sendo exigente em matéria de marca, chuveiros novos são todos bons.

É o que muita gente pensa, porém um dia repensa. Pois até o melhor desses aparelhos poderá entupir devido a problemas com a água que estiver caindo dentro dele. O problema complica quando qualquer um de nós, “os chuveiristas”, tenta tomar um bom banho no inverno, e uma gota teimosa desviando caminho cai gelada em nossas costas. Aprendendo a manha, sabendo de antemão que dali sai o pingo que causa arrepio, a gente entra no banho pelo outro lado. A gota teimosa bate no vitrô. Nossa esperança é que o vidro fique limpinho.

Com a continuidade do uso desse útil aparelho elétrico, acrescido da água barrenta do tempo chuvoso poderão aparecer outros jatos fininhos em direções diversas. Uma tortura em qualquer estação do ano.

A gente quer se banhar, e na verdade tem que pular de cá pra lá e de lá pra cá, para assim conseguir molhar o corpo. No momento da ação da bucha espumante, fechamos o registro d’água. Com esse tantinho caindo... Questionamos se seria mesmo necessária a tal manobra.  

Soluções amadoras descartemos todas: sopro, escovação, palito, desentupidor de fogão a gás, nada disso resolverá. Melhor trocar o chuveiro.

Quem fará o serviço será o bombeiro hidráulico. A escolha do objeto elétrico, na loja especializada ou mesmo no supermercado, poderá ser feita por qualquer um de nós que temos o hábito de boa chuveirada diária. Escolheremos pela quantidade de fileiras de orifícios que o aparelho tiver. Quanto mais melhor. Estaremos garantindo o banho molhado porque banho a seco... ninguém merece.



Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.