setembro 04, 2012

Mudar de emprego, será que é a hora? - parte 1

© Jyn Meyer | Dreamstime Stock Photos

As pessoas mudam de emprego por diversos motivos que vão desde o salário até os conflitos pessoais. Nos tempos de crise econômica, as empresas fazem os famosos “cortes de pessoal” e nessa hora não sobra muito mais que atualizar currículo, sites de contratação, se preparar para filas, salas de esperas e entrevistas.

Situações de desemprego estão sendo vivenciadas por muitas pessoas nos Estados Unidos, que tem hoje uma taxa de desemprego de 8,2%. Na Europa, a taxa já passou dos 10%2. Enquanto isso, o Brasil, vive tempos de economia crescente, com as menores taxas desde 2002, em maio ficou em 5,8%3. Na fase atual do país, onde se tem mais e melhores oportunidades em muitos setores, o que deve ser considerado para deixar uma empresa? Ou mudar de departamento? Será que vale a pena mudar de carreira?

A listagem de pontos à favor e contra ainda é muito eficaz quando se trata de decisões importantes, seja para mudança ou para a escolha entre duas ou mais vagas. Mas as pessoas mais racionais, como os engenheiros, vão gostar de saber que também podem usar uma fórmula para diminuir a ansiedade da dúvida.  No final de uma simples equação chega-se a um número que pretende minimizar os riscos de sair de um emprego ruim e ir para outro ainda pior.

A fórmula considera inicialmente 4 fatores principais: aprendizado ou o quanto pode aprender na função, a valorização pessoal, o salário com todos os benefícios e o potencial de crescimento. Primeiro pense no emprego atual e atribua valores de 1 a 10 para cada um desses fatores. Some todos os números, por exemplo 2 + 5 + 7 + 5 = 19. Esse resultado é a pontuação para o emprego atual. Agora faça o mesmo para novo emprego ou o cargo que tem em vista, 7 + 7 + 7 + 9 = 30.


Somente para o novo emprego, você ainda deve usar o resultado encontrado (30) e subtrair outros 2 fatores. A mudança, ou seja, a dificuldade que você tem para sair de onde está hoje e o medo de novidades. Por exemplo, 4 se você acha que terá pouca dificuldade para sair e 5 se tem pouco medo do desconhecido. Subtraia do resultado encontrado para o novo emprego (30) a mudança e o medo 30 - 4 - 5 = 21. Esse último resultado será o guia para a sua decisão.


Assim você tem 19 pontos para trabalho atual 21 pontos o novo emprego. Segundo Ben Michaelis4, quando o valor encontrado para o novo emprego é maior que o valor do emprego atual, você deve se preparar para uma mudança profissional.


Mas se você é do tipo sensorial, intuitivo ou do tipo que precisa ter um portfólio nas mãos para a entrevista... aguarde o próximo post.




Escrito por Isabela, publicado no blog R|R Gestão de Pessoas em agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.