agosto 28, 2012

Os tipos raivosos vão trabalhar.

Mel Gibson e Naomi Campbell são dois tipos raivosos.
As pessoas com esse perfil são explosivas, exageradas, reativas e desagradáveis. Usam linguagem hostil e raiva para gerenciar os subordinados. Dominadores e desconfiados, eles não gostam de parecerem errados.

Alguns exemplos de pessoas famosas que exibem esse comportamento são Naomi Campbell e Mel Gibson. A furiosa Naomi é conhecida por bater em assistentes com seu celular cravejado de diamantes e o intenso Mel Gibson coleciona acusações jurídicas de violência doméstica.

Nas empresas, essa atitude do chefe sobre seus funcionários é chamada de mobbing – assédio moral ou abuso verbal. Por se sentirem imunes às punições, os gerentes abusam do poder humilhando verbalmente os subordinados com críticas generalistas e injustas. Normalmente esta atitude se espalha, contagiando os colaboradores que reagem às ofensas.

Um chefe hostil faz com que bons profissionais se sintam envergonhados e culpados. Ele não percebe como age, não pensa claramente e não considera a opinião dos outros. Pode ser difícil para um diretor ou profissional de RH convencer uma pessoa desse tipo a mudar suas maneiras, mas é importante tentar antes de desistir ou demitir.

Faça uma intervenção direta, calma e profissional, mas nunca em público. Seja específico, diga que não aceita essa postura, dê exemplos claros do que está falando. Explique que as diferenças de pensamento devem ser discutidas com educação e respeito, sempre!

Se quiser mais dicas veja o post que trata de outra conduta parecida, o comportamento passivo-agressivo.

A título de curiosidade, Naomi Campbell deu uma resposta clichê ao dizer em entrevista que seu jeito hostil é consequência dos problemas familiares da infância. Mel Gibson terminou este ano o tratamento psicológico para gerenciamento da raiva, mas ainda precisa de dois anos fora de conflitos para sair da condicional.

E você, trabalha com algum tipo raivoso? Conte para nós.

Escrito por Isabela, publicado no blog R|R Gestão de Pessoas em outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.