setembro 11, 2012

Mudar de emprego, será que é a hora? - parte 2

© Alex Kirichenko | Dreamstime Stock Photos

O sentimento de tristeza das noites de domingo indica que você está angustiado com o começo da semana. Este pode ser um alerta do seu corpo para quando as coisas não vão bem no trabalho. A dificuldade em acordar ou sair da cama nos dias de semana também é outro sinal. Fique atento a esses avisos e comece a pensar numa mudança profissional.

Mas antes de se inscrever em sites de vagas, faça uma revisão nas emoções relacionadas ao trabalho que faz hoje. Identifique o que te deixa insatisfeito ou infeliz. Por que fica irritado? Em que momento se sente bem? Quais são as tarefas que te dão prazer?

Algumas pessoas precisam de um bom clima organizacional para serem criativas, outras precisam de reconhecimento pelo que fazem. Para escolher bem é importante que você saiba quais as suas necessidades. Para alguns, esses fatores são tão importantes quanto o salário ou o cargo.
Se você já tem em vista uma empresa específica, comece perguntando por que está atraído em ir trabalhar lá? Depois pergunte às pessoas que são importantes para você o que elas pensam dessa empresa? Isso vai lhe ajudar com questões subjetivas como: sua auto-imagem e a ideia que seus amigos tem de você.

Procure saber sobre as metas, a missão e os valores da empresa; veja se seguem a mesma linha dos seus pensamentos. Se a meta da empresa vai contra seus valores, por exemplo, divulgar uma tradição regional por exemplo os rodeios, e você não concorda porque maltrata animais. Considere que trabalhando lá, você vai contribuir, no mínimo, para que isso continue existindo por muito mais tempo.
Lembre-se também de pontos específicos como os horários de trabalho, eles combinam com seu estilo de vida? Eles "emendam" os feriados? Ficam abertos até o último cliente vá embora? São flexíveis com horários de chegada ou deverá “passar o crachá” sem atrasos? Ainda sobre estilo pessoal, se você não suporta padronizações, pense bem antes de aceitar uma vaga onde terá de usar um uniforme, EPI (Equipamento de Proteção Individual), corte de cabelo ou maquiagem.

O ideal é conhecer as intalações da futura empresa. Se possível, vá até a cidade ou bairro e considere o trânsito em dias de semana na ida e na volta. Peça para ver o escritório e entre na sala onde vai ficar, veja como se sente. Conheça também os futuros colegas, converse com as pessoas do lugar, observe se sente empatia por eles e se fica à vontade ao lado deles.

Agora faça um exercício simples se projetando no futuro. Feche os olhos (sim, você deve fechar os olhos para ouvir seus sentimentos). Tente lembrar ou imaginar a empresa, o ambiente e tente se ver ali dentro. O que você está fazendo? Consegue ver outras pessoas com você? Como elas estão?

(pausa)

Agora veja como se sentiu depois da experiência. Bem? Conseguiu “se ver” na empresa? Conseguiu ver outras pessoas? Como elas estavam? Houve interação entre você e elas? Se você, conseguiu por alguns minutos fazer o exercício e ainda se divertiu... este parece ser um bom lugar para você trabalhar!
Não leu a 1a parte? Veja aqui.

Escrito por Isabela, publicado no blog R|R Gestão de Pessoas em setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.