maio 15, 2020

Pressentimentos I

Por Elisabeth Santos 


Contaram-me que na “minha infância querida que os anos não trazem mais” eu dizia frases premonitórias. Não posso afirmar totalmente. Sei que eu folheava revistas, jornais, livros ilustrados e tudo o mais de leitura diária dos meus pais e demais adultos da minha casa. Daí a “meter o bico” nos diálogos de gente grande com meus palpites... a distância não seria muita.

 Poderia o leitor curioso perguntar-me agora se fui uma criança enxerida, e eu não afirmaria nem negaria. Achava natural tudo aquilo. Acompanhei, e me estarreci com os julgamentos de crimes da guerra; sofri junto com vítimas de todo tipo de crime; acompanhei avanços tecnológicos; cobicei eletrodomésticos que facilitariam em muito o trabalho de donas de casas; “viajei” nos modelos de automóveis recém lançados, nos aviões teco-teco e também nos a jato.

Tudo isso e muito mais, pois eu lia e lia e nunca consegui juntar o verbo ler, ao verbo estudar. Resumindo: estudar seriamente... eu não conseguia. Tinha comigo que na hora da prova final da série escolar algo viria à minha mente para salvar-me. Esta fase durou que durou para desespero de meus pais. Guardei uma carta da mamãe para o meu padrinho Guido:

_Elisabeth Maria continua lendo muito. Estudar que seria bom... nada. Estou sempre repetindo a ela que largue de fantasias e faça o dever de casa. Resultado: o boletim dela do quarto ano primário no Colégio Sion trouxe a vergonhosa nota de cinco vírgula seis!

Completo agora que, passados mais três anos de escolaridade no mesmo estabelecimento... tomei uma bomba redonda, como se dizia em mil novecentos e sessenta e um! Matérias: Matemática, História do Brasil e Inglês.

Só cheguei a melhorar depois desse incidente de percurso e interessar-me verdadeiramente por aprender o que a escola preconizava, após a transferência para uma escola pública.

O detalhe nisso tudo é que eu continuava acreditando ter um Santo muito forte. Funcionava! Era despreocupada, porque o acaso sempre me protegia. Parecia que eu adivinhava facilmente, ou antevia perigos a desviar-me, coisas certas a dizer no momento exato. Sei lá o que poderia ser isto. Dava certo e eu acabava por concluir que não precisava preocupar-me com o que desse e viesse a acontecer a mim, aos meus, ao mundo.

Durou até que perdi minha mãe de um enfarto fulminante. Ela sendo medicada em casa, eu acompanhando tudo, cheguei à janela, olhei o céu repleto de estrelas e pensei: - Amanhã estará tudo bem. Ela não vai morrer e lembrarei desse sonho ruim e das estrelas todas que vejo agora.

Pela primeira vez antevi o impossível e me decepcionei.




--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora resolveu escrever e já publicou dois livros. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.