dezembro 18, 2018

O maior granito

Por Elisabeth Santos


Uma das maiores pedras de granito do mundo, Stone Mountain Park na Geórgia.

Se você for visitar Atlanta, no estado da Geórgia não deixe de passear em Stone Mountain Park. Trata-se de um parque de entretenimentos para todas as idades, gostos e bolsos. Minha experiência foi divertida e maravilhosa! A decoração temática era de Natal e Ano Novo, com famílias ocupando todos os espaços: resorts, hotéis, praças, lojas e os vários tipos de divertimentos.

O parque em si, tratando-se de área de preservação ambiental, é uma festa para os olhos com lago, cachoeira, flora e fauna típicas da montanha. Sobre esta, para minha surpresa de ir lá e ver só uma pedrona, há a escultura em baixo relevo de personagens da guerra civil americana. Consta que esta obra de arte, levou meio século para ser terminada!

E pelo teleférico cheguei ao topo, caminhei sobre o espaço delimitado para turistas apreciarem a vista, senti-me pertinho do céu, quase tocando as nuvens.

A chuva fina não demorou a cair, mas voltei com a turma no dia seguinte e o mesmo ingresso. Afinal com tempo chuvoso e frio seria pouco agradável dar uma volta inteira ao redor do “granitão”, num trem de ferro aberto. Viagem curta e surpreendente: Circuito de TV com aparelhos em todos os vagões apresentavam músicas natalinas bem animadas. E os igualmente animados passageiros, principalmente as crianças, não se cansaram de juntar suas vozes exibindo reconhecimento total da arte!

Assisti a uma verdadeira aula de “como se faz vidro soprado” também conhecido como Murano e apreciei as mil e uma peças delicadas e coloridas feitas no local. Linda loja para você escolher, com muita dificuldade, o que comprará de lembrança...

Árvore de Natal feita com bolas de vidro soprado.

Existem ainda nessa área, museus, dezenove edifícios históricos, moradias preservadas de séculos passados, faculdades de artes etc. Escolhi visitar um museu histórico dos diversos povos do planeta, com múmias egípcias, réplicas de detalhes arquitetônicos romanos e gregos, adereços de tribos africanas, utensílios diversos, vestimentas, obras de arte diversificadas e curiosidades difíceis da gente acreditar que existiram em outras civilizações remotas de qualquer parte do mundo. Pareceu-me que, de tempos em tempos, surgia um ou outro gênio, como até em nossos dias surge. Sim, eles seriam capazes de inventar aquela geringonça ali, reconhecida como útil até o século XXI. Só não creio que tivessem uma linha de produção de tal objeto, com agenda a cumprir, a tempo e a hora as encomendas solicitadas.

_ Seria pedir demais...

Beth admirando as múmias do Egito.






Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.