setembro 05, 2014

Corcel versus Palio

Quadro naif da Beth.

O corcel 77, cor de tijolo, chapa preta, todo original e nos trinques saiu da garagem! Ali era sua vitrine. Os que passavam na rua a pé admiravam sua integridade física; os que passavam motorizados voltavam os olhares para a raridade que ele representava; os entendidos em carros antigos o elogiavam, e os jovens, mesmo achando aquele corcel majestoso... não queriam saber de dirigí-lo, estacioná-lo e muito menos lustrá-lo. Achavam o grandalhão complicado, e olha que em 1977 ele era considerado médio!

Foi então que seu proprietário resolveu trocar o Corcel num Pálio 1998 que pudesse ser dirigido, estacionado e lavado facilmente. O corcel mudou-se da garagem/vitrine para o estacionamento/ vitrine de carros usados de uma revenda. O Pálio tomou seu lugar.

Na primeira voltinha com o seminovo, foi possível detectar que suas portas abriam e fechavam com um barulho chocho. Precisava de borrachas novas.

Na primeira chuva o porta malas inundou. Foi para o funileiro que encontrou um orificiozinho. Ao começar a solda... na verdade era um buracão.

Na primeira ida para a roça, tinha mais poeira dentro do que fora do carro.

Melhor fazer uma revisão total. E lá se foi o Pálio para uma boa temporada de toques e retoques. Quase irreconhecível, fez a alegria dos jovens, que o mimaram por uns bons anos com: tapetes da hora, capas de estofamentos irados, volante esportivo, rodas de magnésio, aparelhagem de som, e outros demais acessórios.

Também no mundo automobilístico: Nada é perfeito!



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Um comentário:

  1. O corcel foi para outra coleção. O pálio depois de totalmente revisado, e com pneus novos, virou um ótimo "leva e traz" pra baixo e pra cima, com tempo bom ou ruim, em estrada de asfalto ou não.Beth.

    ResponderExcluir

Leave your comments here.