julho 17, 2012

Uma atitude negativista no trabalho

Mimi e Eunice cartoons.

Quando um funcionário se atrasa repetidas vezes para as reuniões importantes e ao ser repreendido coloca-se no papel de vítima. Quando se compromete a fazer um trabalho em equipe e não participa ou se costuma adiar tarefas tornando-se hostil às suas cobranças... desconfie de um problema de interação social. Esta é uma atitude muito estudada nos Estados Unidos, mas pouco falada nas empresas brasileiras.

O comportamento, chamado passivo-agressivo, é comum em alguns trabalhadores e pode ser muito prejudicial a uma empresa. Nos funcionários, pode ser a causa da criação de um ambiente hostil e nos gerentes, pode acabar com a criatividade de uma equipe. Outros sinais desse problema podem ser: a teimosia, a procrastinação, a resistência ao realizar tarefas, a ineficiência propositada, a oposição velada, os esquecimentos frequentes, a sabotagem, o mal-humor contínuo, o cinismo, a ironia, as brincadeiras incriminatórias, a crítica irracional, o pessimismo, a queixa por incompreensão, a desconfiança e o desdém em relação ao superior e às normas da empresa.

Se essas atitudes não estiverem ligadas a motivos reais, como por exemplo, a falta de treinamento ou uma doença na família, suspeite de um comportamento chamado passivo-agressivo. Esse transtorno ocorre tanto em homens quanto em mulheres e pode ser a causa da dificuldade nos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho.

Em geral, estas pessoas cresceram em famílias com pouca habilidade de lidar com os sentimentos de raiva, desde então ocultam o que sentem. Podem ser alcoólatras, drogadictos ou tiveram pais com esses problemas, por isso não desenvolveram formas maduras de auto-expressão. As consequências de uma conversa aberta e assertiva as assusta, por este motivo pode ser bem difícil que venham a ser bons funcionários, mesmo tendo potencial para serem.

Agora você se pergunta, como tudo isso passou pela entrevista de contratação? Então considere a capacidade diplomática dos passivos-agressivos como uma clássica sedução e então será fácil se lembrar das vezes que você aceitou uma das muitas desculpas dele(a) pelo atraso na entrega de outro importante projeto.

As pessoas com esse comportamento agem intencionalmente alternando entre o controle sobre os outros (agressão) e o jeito educado, gentil de agir (passividade). Isso acontece porque escondem a agressividade no momento em que ela deveria aparecer ficando difícil identificá-las num primeiro (ou segundo) momento.

De fato, um funcionário com estas atitudes faz com que você fique inseguro e irritado. Entretanto, eles não pensam que estão atrapalhando a sua carreira, apesar de estarem, porque são adultos imaturos. Veja algumas dicas para lidar com alguém do tipo passivo-agressivo(a), antes de pensar em demití-lo(a).

1. Fique atento ao que fazem, não só ao que falam.
2. Mostre a diferença entre o que você vê e o que ouve.
3. Questione as reais intenções por trás da atitude.
4. Conte somente os resultados, não as promessas.
5. Não pressione, mas mostre que você é forte e sabe do que se passa.
6. Diga “ok” quando ele(a) se fizer de vítima de um colega.
7. Divida as tarefas importantes, tenha um plano B.

Pode não funcionar na primeira conversa, pois os passivos-agressivos contam com o seu silêncio sobre as atitudes contraditórias para continuarem te manipulando. Quando você avisa que não vai mais ser manipulado, você pode até mesmo acabar com este comportamento no local de trabalho.

Cartoon Mimi and Eunice ♡2010 by Nina Paley. Copying is an act of love. Please copy and share.

Referência: Living with the Passive-Aggressive Man: Coping with Hidden Aggression - From the Bedroom to the Boardroom , Scott Wetzler.

Escrito por Isabela, publicado no blog R|R Gestão de Pessoas em julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.