junho 30, 2012

Coloque um tubarão no seu tanque.


Texto de Celito Medeiros, versão reduzida. (veja esse e outros textos do autor aqui)

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco, porém as águas de seu país não produzem muitos peixes. Assim, para alimentar a grande população japonesa, as empresas de pesca foram aumentando o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar em lugares mais distantes.

Quanto mais longe os pescadores iam mais tempo levava para o peixe chegar. Assim, o produto já não era mais fresco. Para resolver esse problema, instalaram congeladores em seus barcos. Os congeladores permitiam que os pescadores fossem mais longe. Entretanto, os japoneses conseguiam notar a diferença entre o peixe fresco e o congelado e, é claro, eles preferiam saborear o peixe fresco.

Dessa maneira as empresas de pesca instalaram tanques nos navios pesqueiros, mas os peixes ficavam apertados como se fossem sardinhas enlatadas. Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Os peixes perdiam o sabor e o frescor; seu gosto se alterava, e os japoneses notavam a diferença entre o gosto do peixe fresco e o gosto do peixe apático.

Então, as empresas de pesca contrataram um renomado consultor que adotou a seguinte estratégia: as empresas de pesca continuariam com os tanques, porém junto dos peixes, dentro de cada tanque, era colocado um Tubarão. Os Tubarões comiam alguns peixes, mas a maioria chegava com vida. Os peixes de conseguiam escapar das mandíbulas dos tubarões chegavam muito vivos e com muita energia, com sabor de frescor de peixe.

LIÇÃO DE VIDA: Você gosta de conviver com quem está cansado, abatido e apático? Quem gosta de chegar perto de alguém que não tem energia nem vibração?

QUANTO MAIS PERSISTENTE E COMPETIVO VOCÊ SE TORNAR MAIS VAI GOSTAR DE DESAFIOS E SENTIR PRAZER EM SUA VIDA. COLOQUE UM TUBARÃO EM SEU TANQUE!


(Texto usado em MBA nos USA - a história original de LRH - Pttsburgh University) - ficção.

- Aos que retiraram a autoria deste texto na web, simplesmente deixaram a citação de ter sido usado em MBA nos USA, ou divulgaram como 'autor desconhecido', especialmente os que mudaram a autoria para outros nomes... Deveriam ao menos conhecer L. Ron Hubbard e sua tecnologia.
 

Leia este texto e outros do autor aqui

Quer ler outra coisa legal sobre empresas? Vai aqui ó.


--
Isabela: designer, estudou psicologia clínica, especialista em tecidos automotivos, trabalha inclusive com análise de tendências de design e comportamento humano. Está morando fora do país, por isso tem coisas interessantes para compartilhar.

3 comentários:

  1. Very nice article. I certainly appreciate this site. Keep writing!

    ResponderExcluir
  2. Ponha um Tubarão em seu tanque!
    http://www.sosprofessor.com.br/blog/tubaraonotanque/

    Muito bom fazer uma releitura a respeito deste texto, especialmente para os que citam a autoria original...
    Se buscarem na web irão encontrar, ou então, aumentará no número de bons textos 'sem autoria', isto é triste e, contraria a lei 9.610 dos direitos autorais. No entanto, os que de fato desejam saber o autor, poderiam fazer uma busca maior e o encontrarão, se colocarem um tubarão em sua ética, pois é um texto inserido em um livro e também registrado na BN do RJ pelo autor e bem conhecedor do americano citado no texto, proponente desta situação, ele comandante de uma corveta na 2a. guerra mundial e buscando ajudar os seus adversários e o povo do Japão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço desculpas pela falta de citação e agradeço pela observação. Já foi corrigido e devidamente citado. Isabela

      Excluir

Leave your comments here.