julho 31, 2020

A vovó Margarida e o vovô Milton

Por Elisabeth Santos

 

Os netos da avó e do avô são muitos.

Infelizmente a avó conheceu poucos dos quarenta e cinco deles. Mesmo assim a ‘vó Margarida curtiu muito seu papel, deixando saudades nos pequenos.

Nas fotos do álbum da família as cenas que demonstram bem isso: criança agarrada em sua saia, de mãos dadas com ela, em seu colo na cadeira de balanço...

Os que mais conviveram com aquela vovó foram os que moravam na mesma cidade Campanha. O Ricardo e a Jacqueline, sua afilhada de batismo conforme costume local, e da época.

Depois os que residiam nas proximidades, em Alfenas: Ana Lúcia, Cíntia, Guidinho e Maria Inês.

Vovó Margarida tinha um carinho especial por Cíntia Maria, mas sabia agradar cada um deles com o mesmo amor.

Na cidade do Rio de Janeiro, moravam seis netos e duas netas, que conheceram a vovó paterna: Fernando Sávio, Pedro Alberto, João Batista, Mônica, Rodrigo e Luciana, filhos do Guido. Alexandre e Juliano, filhos do Miltinho. Em Belo Horizonte estava o Gustavo, filho da M.Auxiliadora.   

Quanto ao avô Milton, conheceu e conviveu com todos os netos e alguns bisnetos. Hoje, os tataranetos de Milton e Margarida tendo conhecimento que a vida é assim mesmo, uns partindo, outros chegando, mas sabem de seus ascendentes através de fotos, conversas e livros.

O bom é juntar às lembranças, o carinho com que a vovó oferecia os biscoitinhos de maisena apertados com garfo, os suspiros e as cocadas brancas que fazia com capricho para seus netinhos.

***


Clique aqui e role o cursor para ler outros Contos da Beth.


--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora resolveu escrever e já publicou dois livros. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia"

2 comentários:

Leave your comments here.