novembro 02, 2018

Envenenados


Por Elisabeth Santos


A solução para animais silvestres invasores noturnos do forro da sua casa de campo não é espalhar isca recheada com veneno.

- A instalação de uma armadilha que pegue gambá, por exemplo, sem machuca-lo, para ser liberto em seguida em seu habitat...

- A vedação total de todas as possíveis brechas existentes no telhado a impedir que os animais entrem, se instalem, façam ninhos...

- A higienização periódica do ambiente poderão ser tentadas antes de uma medida tão drástica quanto a matança indiscriminada.

- Quanto aos gatos sem dono, que mesmo de dia, adentram sua casa em busca de alimento, a solução do problema passa pela reeducação das pessoas que os abandonam.

- Existe castração desses felinos por veterinários itinerantes a preços acessíveis nas cidades onde não há clínicas do tipo.

Cachorros chamados de vira - latas, por não terem raça, perdidos pelas ruas também não devem ser envenenados.

- Podem ser recolhidos num canil e depois de devidamente cuidados, oferecidos à adoção.

No Brasil existem leis a proteger o meio ambiente como um todo. A principal é a Lei Federal 9.605/98 mais conhecida como “Lei dos Crimes Ambientais”. Interessados poderão ler a Declaração Universal dos Direitos dos Animais/ Unesco 1978.




--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.