agosto 11, 2017

A galinha dos ovos

Por Elisabeth Santos


Ovos de galinha são comuns em nossa alimentação diária. Seja no café da manhã, almoço, lanche ou jantar eles são servidos cozidos ou em receitas diversas.

Ovos de ouro? Certamente são caros, e não servem de alimento.

A galinha dos ovos de ouro é personagem de um conto infantil, mas tem variações. Posso dizer, por exemplo, que os ovos de ouro são aqueles produzidos por galináceas caras, tratadas com ração igualmente cara e com aparato de criação de luxo.

Na fábula de Esopo, quem encontrou uma galinha a botar um ovo dourado diariamente teve a infeliz ideia de abrir sua barriga com uma faca, retirar uma quantidade boa de ovos para ficar rico de repente. Morta Dona Galinha, nem um ovo pronto lá dentro, morreu também o sonho da riqueza repentina.

Todo dia tomo conhecimento de um caso semelhante, onde determinado personagem, na pressa de enriquecer acaba por ficar sem nada.

Aqui no Brasil a Petrobras simbolizaria “nossa” galinha dos ovos de ouro. Gerava bons produtos,  empregos, lucros vultuosos, progresso em pesquisas, tudo de bom.

Nem preciso contar o fim.

Qualquer pessoa que acompanhe noticiários sabe bem em que foi transformado um dos orgulhos nacionais.

Há poucos anos, toda fala pública de governantes citava o pré-sal como o dinheiro salvador da educação, da saúde, da transposição de rios, etc.

Hoje... nem o citam!

Vimos o petróleo derramado que nem na história infantil da “retireira” de leite cujos planos não se concretizaram depois de sua distração.

Ficarão para a próxima oportunidade os detalhes desse último conto.     



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.