julho 14, 2017

O amigo do meu amigo

Por Elisabeth Santos
Dia 20 de julho é o Dia do Amigos, essa é a Beth entre amigos.

Para melhor memorizar a questão dos números positivos e negativos nas adições, o professor passava este macete aos alunos:

Imaginemos que o sinal positivo (+) corresponda à palavra AMIGO, e o sinal negativo (-) corresponda à palavra INIMIGO. 

_ O amigo do seu amigo é o que seu?

_ É meu amigo! - Respondia a sala toda em alto e bom som.

Professor: _ Então mais com mais dá mais.

E continuava seu raciocínio:

_ E o inimigo do seu inimigo é o que seu?

_ O inimigo do meu inimigo é meu amigo!

E o professor concluía:

_ Então menos com menos dá mais também.

...

E para terminar:

_ O amigo do seu inimigo é o que seu?- perguntava o mestre.

_ Amigo do meu inimigo é meu inimigo. - respondiam seus alunos.

_ E então mais com menos dá menos.

Professor: _ Inimigo de seu amigo?

Alunos: _ Meu inimigo! 

...

Entretanto na vida pode ser tudo diferente, pois existem os amigos falsos e os inimigos que fazem “jogo duplo” (viram a casaca diante da possibilidade de uma vantagenzinha).

... E o macete também poderá não funcionar, quando tratar-se de uma AMIGA/AMADA... da sua amada.

E não funcionará também em outras tantas situações da vida.

 _ E não é?



--
Elisabeth Carvalho Santos desde alfabetizada lê tudo que aparece à sua volta. Depois de aposentada professora (não de Português) resolveu escrever. Colabora com o jornalzinho da família, participa de concurso cultural e coleciona seus textos para publicar oportunamente. Os assuntos brotam de suas observações, das conversas com amigos e são temperados com pitadas de imaginação e bom humor. Costuma afirmar que "escrever é um trabalho prazeroso e/ou um lazer trabalhoso que todo alfabetizado deveria experimentar algum dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.