janeiro 22, 2020

Protocolo altas doses de vitamina D3, perguntas frequentes 1

Free photo 3955560 © Popa Sorin - Dreamstime.com

Tradução livre de um texto muito bom que encontrei por ai.


** Eu não sou médica, esse texto não pretende substituir o tratamento do seu médico. Não pare de usar seus remédios e consulte seu médico antes de qualquer mudança na sua rotina. **



Esse site em inglês (vou colocar no final o link para ele) pretende ajudar você a vencer a deficiência de vitamina D com um protocolo simples de vitaminas que você encontra em farmácias comuns,  D3, magnésio e vitamina K2.


Eu li que as doses diárias de vitamina D3 são críticas para o tratamento, mas meu médico receitou doses semanais, você pode explicar melhor?

O DNA dos seres humanos se desenvolveu nas regiões equatoriais recebendo a luz solar diariamente durante todo o ano. Então nosso DNA espera essa dosagem diária. devemos deixar de lado a ideia de que depois de atingir o nível ideal podemos substituir essa dose diária, pois não vai funcionar. A duração da vitamina D3 colecalciferol é de 25 horas e da calcidiol é de 3 semanas. Então a cada 3 semanas você precisa refazer seus níveis com algo que só dura 24 horas. É por isso que se queremos manter as funções imunológicas e as reservas anti-inflamatórias devemos  tomar doses diárias de vitamina D3. Os valores de vitamina D3 se degeneram continuamente e por isso a restauração desses níveis também deve ser diária.


Quais sintomas da deficiência de vitamina D3?

Eles variam de pessoa para pessoa e nem todos vão experimentar as mesmas coisas. Os mais comuns são fadiga, fraqueza, depressão, cançaso, dor muscular, nas juntas e nos ossos, problemas de gengiva, ossos frágeis e quebráveis, asma, problemas digestivos, pernas inquietas, fraqueza muscular e sistema imunológico deficiente. Você percebe que está pegando cada resfriado e gripe que aparece no pedaço? Então sim, você provavelmente tem um sistema imunológico deficiente devido a deficiência de vitamina D.


Eu não entendo como a falta de vitamina D pode causar tanta dor nas juntas e nas costas e mais ainda?

Algumas pessoas se acostumaram a receber injeçoes de cortisona nos joelhos para aliviar a dor, mas a verdade é que a produção natural de cortisol do corpo permite que fiquemos livre das inflamações. Nosso corpo não consegue produzir cortisol sem doses adequadas de vitamina D. Ninguém vai argumentar que baixos níveis de cortisol vai levar às dores e inflamações das juntas ósseas. O cortisol pertence a um grupo especial de hormônios conhecidos como glucocorticóides. Um de seus trabalhos é gerenciar os receptores de vitamina D. Ele também é conhecido como o hormônio do estresse e aparece quando nos sentindo muito ansiosos ou temos dificuldade em lidar com problemas do dia-a-dia.


Meu exame de sangue mostrou que meus níveis de magnésio estão bons, mas fala-se que os testes não são confiáveis. Isso é verdade?

Verdade. Um grupo do Facebook tem um ótima explicação para isso. Thomas Golda fala "o problema com exame de sangue do serum magnésio é que mesmo a a pessoa com uma severa deficiência de magnesio pode ter um resultado normal. 55% do magnésio está nos ossos, 26% nos músculos, 18% em outros tecidos e menos de 1% no sangue. Apresentar um baixo índice de magnésio no sangue não significa muito. Um teste mais apropriado é o IMg2+ magnésio ionizado, que mede a porção ionizada do magnésio encontrado no sangue, mas não é muito fácil de ser encontrado. Outro teste confiável é o "Exatest" que mede o magnésio total retirado da boca e debaixo da língua. O laboratório Ïntracellular Diangostics manda um kit para seu médico que vai colocar essas células numa placa. Esse laboratório usa uma análise de energia dispersiva (energy-dispersive) para emdir o nível de magnésio e outros minerais de dentro das células. Apesar de tudo isso, é importante tomar magnésio."


Eu li que eu devo tomar D3 ao invés da D2 que o meu médico sugeriu, por que a D2 não é segura?

A vitamina D2 faz com que a proteína amilóide do seu cérebro se junte tornando difícil que essa aglomeração seja dissolvida. Isso leva a perda funções cognitivas e facilita as condições para o Alzheimer progredir. A vitamina D3 ajuda a remover os amilóides do cérebro que ajudando as funções cognitivas. Manter niveis de vitamina D acima dos 50ng/ml (USA) ou 125nmol/L é um fator importante para reverter o declínio cognitivo. E como se tudo isso não fosse suficiente, quanto mais vitamina D2 você toma, mais vai precisar conforme o tempo.

A vitamina D3 é mais efetiva que a D2, ou seja você precisará de mais D2 para ter os mesmos efeitos. O médico John Cannell fala "existem evidências que a D2 é mais tóxica em casos de overdose, o que é curioso, pois é menos potente que a D3." Estudos recentes em atletas profissionais mostram que a suplementação da D2 aumenta dores musculares e o tempo de recuperação pós exercícios intensivos.

Para quem ainda tem dúvidas, leia o que o American Jounal of Clinical Nutrition fala sobre a D2. "Aqui apresentamos que a vitamina D2 não deve ser considerada equivalente a vitamina D3 e que a vitamina D2 ou ergocalciferol, não deve ser considerada como um nutriente de fácil suplementação or fortificação". Aqui está o link para a matéria completa para compartilhar com seu médico. AJCN


Como determinar a dose ideal de vitamina D?

Você pode confiar no teste de vitamina D3 25-hidrox ou ainda no teste PTH, teste da glândula paratormônio. A dose exata é diferente para cada pessoa e o Dr. Coimbra desenvolveu um monitoramento perfeito dos níveis de PTH. Você não vai encontrar muito sobre isso por ai, então nesta página tem o que sugerimos, leia aqui em inglês.

Uma das pacientes do Dr. Coimbra, Ana Cláudia Domene Ortiz escreveu um livro (em inglês onde ela explica com detalhes os oito anos de tratamento com o Protocolo Coimbra. Ela fala "o paratormônio é um hormônio liberado pela glândula paratiróide. A vitamina D anula o PTH, ou seja, se a vitamina D3 sobe, o PTH desce. Se o PTH é muito baixo então a vitamina D estará no seu alge, mas não podemos suprimir por completo o PTH. Esse hormônio tem funções igualmente importantes no corpo, mas podemos deixá-lo no mínimo possível." Assim sendo, revise essa informação com o seu médico para que ele possa monitorar seus níveis de PTH assim como a vitamina D3.


--
ATENÇÃO
Todo o material escrito na seção ALERGIA tem somente a intenção de informar com referências. Você não deve de jeito algum deixar de conversar e comunicar seu médico sobre suas decisões de trocar ou parar de tomar qualquer remédio, suplemento ou começar a fazer qualquer tratamento diferente do que foi passado por ele. Por favor, use o bom senso, faça sua própria pesquisa. Consulte seus especialistas quando resolver fazer alguma substituição que afete sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leave your comments here.